Foram realizados dois estudos de campo para investigar a influência da idade sobre a eficácia da vacinação contra as doenças associadas ao circovirus suíno (PCVD) em animais com altos níveis de anticorpos maternais (MDA). Um total de 416 leitões (Estudo 1) e 600 leitões (Estudo 2) foram aleatoriamente distribuídos por um dos seguintes grupos: dois grupos em cada estudo receberam uma dose única de uma vacina de sub-unidades de PCV2, um grupo à primeira semana de vida e o outro às 3 semanas de vida, enquanto que o terceiro grupo não foi tratado.
Os animais vacinados às 3 semanas de idade mostraram um ganho médio diário de peso significativamente maior e uma virémia significativamente menor após a infecção em comparação com os respectivos grupos controlo. Esta diferença não foi observada nos porcos vacinados durante a primeira semana de vida. Além disso, só os animais vacinados às 3 semanas de idade mostraram um aumento da reposta serológica e uma maior frequência de animais IgM-positivos em comparação com os animais controlo. Os dados indicam que a vacinação contra o PCV2 em presença de altos níveis de MDA é eficaz quando utilizado às 3 semanas de vida mas não quando é administrado durante a primeira semana. Uma vez que a gama de títulos de MDA de porcos vacinados, tanto na primeira como na terceira semana de vida foram comparáveis, os dados sugerem que a eficácia da vacina é independente do nível de MDA. Parece que outros factores relacionados com a idade afectam a transferência activa e passiva da imunidade, talvez possam ter interferido na eficácia da vacina nos leitões de uma semana de vida.
Estes resultados têm implicações para as futuras estratégias de ensaio e de administração de vacinas contra o PCV2.
Haake M, Palzer A, Rist B, Weissenbacher-Lang C, Fachinger V, Eggen A, Ritzmann M, Eddicks M; Influence of Age on the Effectiveness of PCV2 Vaccination in Piglets with High Levels of Maternally Derived Antibodies; Vet Microbiol. 2013 Nov 15. pii: S0378-1135(13)00511-7. doi: 10.1016/j.vetmic.2013.11.012