X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Eliminação de E. coli resistente às cefalosporinas em porcos

Foi realizado um estudo em 8 explorações de porcos convencionais, 4 para cada tratamento com ceftiofur ou tulatromicina.

2 Outubro 2016
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Para avaliar a dinâmica das populações de E. coli resistentes (CR) à cefalosporina durante o ciclo de vida de porcos tratados de forma precoce com ceftiofur ou tulatromicina, foi realizado um estudo em 8 explorações de porcos convencionais, 4 para cada tratamento com ceftiofur ou tulatromicina.

Em cada exploração, foram divididos em 2 grupos, 70 leitões de 7 dias de vida: um grupo controlo (n=30) e um grupo tratamento (n=40). Foram recolhidas amostras fecais dos leitões nos dias 0 e dias 2, 7 e 180 pós-tratamento e as porcas dia 0.

Em 5 das explorações os leitões excretaram CR E. coli antes do tratamento, associado à presença de CR E. coli nas porcas. A presença de animais positivos para CR E. coli diminuiu com o aumento da idade dos leitões. As 3 explorações restantes tiveram resultado negativo para CR E. coli durante o período de estudo.

Os resultados mostraram uma grande variabilidade na frequência de animais positivos para CR E. coli  entre explorações, independentemente do tratamento. O tratamento com ceftiofur deu lugar a um aumento transitório dos portadores de CR E. coli depois das 48 h. No entanto, outros factores de risco, incluindo a presença de CR E. coli nas porcas e a idade do animal foram mais importantes que o tratamento antimicrobiano.

De acordo com os resultados, as estratégias de intervenção dirigidas às porcas tinham, provavelmente, um efeito benéfico na redução do aparecimento de resistência aos antibióticos na produção suína.

Karla Cameron-Veas, Miguel A. Moreno, Lorenzo Fraile, Lourdes Migura-Garcia. Shedding of cephalosporin resistant Escherichia coli in pigs from conventional farms after early treatment with antimicrobials. The Veterinary Journal. Volume 211, May 2016, Pages 21–25. doi:10.1016/j.tvjl.2016.02.017

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista