O vírus suíno P1 parecido com o circovírus, é um vírus recém descoberto. Até ao momento não há nenhum teste específico para o diagnóstico da infecção por P1.
Devido à grande homologia de P1 com o Circovírus Suíno tipo 2 (PCV2) a nível de nucleótidos, a porção C-terminal da proteína da cápside (aminoácidos 73–114), um antigénio discriminativo, foi expresso usando um sistema de expressão procariota. O produto recombinante (rctCap), composto por três dominios idênticos repetidos, demonstrou ser muito imunoreactivo ao soro específico para P1. Este teste foi validado por comparação com um teste de imunofluorescência indirecta (IFA). A sensibilidade e a especificidade diagnóstica do ELISA para rctCap desenvolvido neste estudo são de 93,6 % e de 98,3 %, respectivamente, ao compará-los com os resultados de IFA em 450 amostras de soro suíno.
O ELISA indirecto desenvolvido com rctCap, o fragmento recombinante de cápside que contem o domínio repetido 217–342 nt, demostrou ser sensível, específico e estar disponível para a detecção a grande escala de infecções por P1 em porcos.
Li-bin Wen, Shi-fu Wen and Kong-wang He. Development and application of an indirect enzyme-linked immunosorbent assay using recombinant truncated Cap protein for the diagnosis of porcine circovirus-like virus P1. BMC Veterinary Research. DOI: 10.1186/s12917-016-0641-8