A agressão entre porcos desconhecidos é comum e provavelmente evocam emoções fortes nos participantes. Além disso, os resultados das lutas afectam o comportamento agressivo subsequente, sugerindo uma possível influência duradoura sobre o estado afectivo. Neste estudo, foi utilizada uma combinação de métodos qualitativos e quantitativos para avaliar a expressão emocional dos porcos em confrontos agonísticos. Investigámos como a recente vitória ou derrota influencia as emoções expressas numa luta posterior e o papel da agressão como traço de personalidade na expressão emocional. O comportamento de luta antes da escalada (segunda luta; 13 semanas de idade) foi observado em animais de agressividade diferente (categorizados por dois testes intrusos/residentes como Agg+ ou Agg-, 9 semanas de idade), que tinham ganho ou perdido recentemente uma luta (primeira luta; 10 semanas de idade). A direcção do olhar e a posição do ouvido foram determinadas. Os observadores assistiram aos vídeos dos 30 s iniciais do segundo combate e avaliaram a expressão emocional de 57 porcos (25 vencedores do primeiro combate, 32 perdedores do primeiro combate) utilizando uma avaliação qualitativa do comportamento (QBA) com uma lista fixa de 20 termos descritivos.
QBA identificou três componentes principais (CP), responsáveis por 68% da variação: CP1 (agitado/tenso a relaxado/contente), CP2 (receoso/indeciso a confiante/divertido) e CP3 (apático/indiferente). Os porcos Agg- e machos mostraram uma emocionalidade mais positiva (CP2). CP1 e CP3 não foram afectados pelo resultado do primeiro combate e pela agressividade. Os porcos Agg+ eram mais propensos a manter as orelhas para trás durante o início da luta. Foram detectadas diferenças na atenção à interacção resultado da luta × agressividade, pelo que a aproximação ao adversário foi influenciada pela vitória e perda apenas nos porcos Agg-.
O QBA e o comportamento do olhar revelam diferenças na valência emocional entre porcos de agressividade diferente: porcos menos agressivos podem ser mais susceptíveis ao impacto emocional da vitória e derrota, mas, em geral, porcos mais agressivos expressam mais emocionalidade negativa no início de confrontos agonísticos.
Oldham L, Arnott G, Camerlink I, Doeschl-Wilson A, Farish M, Wemelsfelder F, Turner SP. Once bitten, twice shy: Aggressive and defeated pigs begin agonistic encounters with more negative emotions. Applied Animal Behaviour Science. 2021; 244:105488 https://doi.org/10.1016/j.applanim.2021.105488