O PRRSV apresenta um tropismo de célula hospedeiro estreito, limitado às células da linhagem monócitos/macrófagos. O CD163 foi descrito como um receptor de fusão para o PRRSV, pelo que a região deste receptor scavenger com domínio rico em cisteína-5 (SRCR5) demonstrou ser um sítio de interacção para o vírus in vitro. O CD163 expressa-se a elevados níveis na superfície dos macrófagos, em particular no sistema respiratório.
Aqui é descrita a aplicação de CRISPR/Cas9 em zigotos suínos, resultando na produçao de porcos com uma delecção do exón 7 do gene CD163, codificando para SRCR5. A supressão de SRCR5 não mostrou efeitos adversos nos porcos mantidos em condições de cria standart, observando-se índices de crescimento normais e contagens sanguíneas completas. Os macrófagos alveolares pulmonares (PAM) e os monócitos do sangue periférico (CMSP) isolados dos animais foram avaliados in vitro. Ambos os macrófagos PAM obtidos a partir de PBMCs com estimulação CSF1 (PMMs) mostraram a característica diferenciação e expressão do marcador de superfície celular dos macrófagos das respectivas origens. Foi confirmada a expressão e o pregueamento apropriado da delecção SRCR5 de CD163 na superfície dos macrófagos e a actividade biológica da proteína como hemoglobina-haptoglobina. O desafio de PAMs e PMMs com o PRRSV do genótipo 1 subtipos 1, 2 e 3 e de PMMs com o genótipo 2 mostraram completa resistência às infecções virais avaliado pela replicação. A microscopia confocal mostrou a falta de estruturas de replicação nos macrófagos de delecção SRCR5 CD163, o que indica a inibição da infecção antes da expressão génica.
Christine Burkard, Simon G. Lillico, Elizabeth Reid, Ben Jackson, Alan J. Mileham, Tahar Ait-Ali, C. Bruce A. Whitelaw, Alan L. Archibald. Precision engineering for PRRSV resistance in pigs: Macrophages from genome edited pigs lacking CD163 SRCR5 domain are fully resistant to both PRRSV genotypes while maintaining biological function. PLOS. February 23, 2017. http://dx.doi.org/10.1371/journal.ppat.1006206