A fase de engorda representa 64% do uso total de água na exploração. A maior parte deste consumo é feito pelos animais, mas existe também uma parte que é desperdiçada. O uso e o desperdício de água potável é afectado por diferentes factores. Neste estudo foram investigados como diferentes tamanhos de grupo e diferentes níveis de enriquecimento ambiental afectam o uso da água (consumida e desperdiçada), o desperdício de água, o comportamento e a performance de porcos de engorda. Na testagem foram utilizados leitões (n=672) de 11 semanas de idade (77 ± 2 dias). Foi avaliado o efeito do tamanho do grupo: PEQUENO (12 porcos), MÉDIO (24 porcos) e GRANDE (48 porcos) com dois níveis de enriquecimento (BAIXO: Pedaço de madeira, brinquedo de borracha pendurado, ALTO: igual a BAIXO + erva fresca.
Não foi detectado efeito do tamanho do grupo sobre o desperdício de água. Os porcos com enriquecimento ALTO (10,4 ± 0,4 l/porco/dia) usaram menos água que os porcos enriquecimento BAIXO (11,0 ± 0,4 l/porco/dia). O desperdício de água/bebedor/hora foi menor nos parques com enriquecimento ALTO que nos parques com enriquecimento BAIXO. O número de sessões de bebida e a ocupação total/hora fui maior nos parques com enriquecimento BAIXO por comparação com os parques com enriquecimento ALTO. Foi observado menos comportamento agressivo e danoso em grupos GRANDES e em parques com enriquecimento ALTO.
Em conclusão, ao proporcionar um nível de enriquecimento ALTO o uso e desperdício de água foi reduzido, pelo que existe um ganho para o meio ambiente e para o bem-estar animal.
Misra S, Bokkers EAM, Upton J. et al. Effect of environmental enrichment and group size on the water use and waste in grower-finisher pigs. Scientific Reports. 2021; 11: 16380. https://doi.org/10.1038/s41598-021-95880-0