Demonstrou-se que o enterotipo dominado por Prevotella produz maiores concentrações de ácidos gordos de cadeia curta (AGCC) e propionato em comparação com outros enterotipos, o que pode explicar porque se acredita que favorece a saúde do hóspede. Alguns estudos também parecem demonstrar que uma relação alta de amilose/amilopectina (AMR) no amido dietético pode beneficiar potencialmente a microbiota intestinal em suínos. O objectivo deste estudo foi o de investigar a influência dos enterotipos de referência e o tipo de amido na dieta sobre a concentração de AGCC, o número de bactérias produtoras de butirato e a expressão de genes relacionados com a barreira intestinal e a resposta inflamatória no colon de porcos de engorda. Com este objectivo foi levado a cabo um ensaio prévio de 2 semanas com 102 machos castrados cruzados (Duroc x [Landrace x Yorkshire]) de engorda (90 dias de idade) para fazer uma triagem de enterotipos. Depois foram selecionados um total de 32 porcos (87,40 ± 2,76 kg) com relações de Prevotella/Bacteroides (PBR) altas (HPBR, ≥ 14) e baixas (LPBR, ≤ 2) e foram divididos aleatoriamente em 4 grupos, com 8 parques por grupo e 1 porco por parque. O ensaio foi realizado seguindo um desenho factorial de 2 (PBR) x 2 (AMR). Os porcos com diferentes PBR foram alimentados com dietas baseadas em B. de Soja e milho com alta AMR (HAMR, 1,24) ou baixa ARM (LAMR, 0,23) respectivamente.
Os resultados mostraram que nem o PBR nem o AMR influenciaram a performance de crescimento dos porcos. Os porcos HPBR alimentados com dietas HAMR tiveram um maior número de Clostridium XIVa no colon e uma maior expressão génica de butirato quinase em comparação com os porcos LPBR. Os porcos HPBR alimentados com dietas HAMR também tiveram maiores concentrações no colon de AGCC total e propionato em comparação LPBR. Em comparação com outros porcos, os porcos HPBR alimentados com dietas HAMR mostraram uma menor expressão do gene da histona desacetilase (HDCA) e uma maior expressão do gene do receptor 43 acoplado à proteína G (GPR 43) na mucosa do colon. Também foi observado que a interacção de HPBR e HAMR diminui a expressão génica de interleucina (IL)-6, IL-12, IL-1b e factor de necrose tumoral-a (TNF-a) na mucosa do colon.
Em conclusão, estas evidencias mostram que a dieta HAMR aumentou a abundância e actividade das bactérias produtoras de butirato e a concentração e absorção de AGCC, o que pode estar associado com a diminuição da expressão génica de citoquinas inflamatórias na mucosa do colon de porcos com o enterotipo rico em Prevotella.
Ren W, Yan H, Yu B, Walsh MC, Yu J, Zheng P, Huang Z., Luo J, Mao X, He J, Yan H, Chen D, Luo Y. Prevotella-rich enterotype may benefit gut health in finishing pigs fed diet with a high amylose-to-amylopectin ratio. Animal Nutrition. 2021; 7(2): 400-411. https://doi.org/10.1016/j.aninu.2020.08.007