X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Comparação do conteúdo de epítopos de células T (EpiCC) da hemaglutinina do vírus da Gripe A H1 suíno

Foi desenvolvido um método computacional que facilita a comparação de pares de sequências de proteínas com base numa propriedade imunológica - conteúdo do epítopo da célula T - ao invés da identidade da sequência.

20 Abril 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Prever a eficácia de vacinas contra estirpes de agentes patogénicos emergentes é um grande problema no projecto das vacinas para humanos e animais. A preservação cruzada de epítopos de células T pode desempenhar um papel importante na eficácia da protecção cruzada de vacinas. Embora os títulos de anticorpos inibidores da hemaglutinação (HI) do vírus da Gripe A (IAV) sejam amplamente usados ​​para prever a eficácia protectora de uma vacina IAV contra novas estirpes, não foi identificada uma correlação protectora semelhante para epítopos de células T.

Neste estudo, foi desenvolvido um método computacional (EpiCC) que facilita a comparação de pares de sequências de proteínas com base numa propriedade imunológica - conteúdo do epítopo da célula T - ao invés da identidade da sequência. Também foi avaliada a sua capacidade de classificar o parentesco de estirpes de IAV suíno para estimar o potencial de protecção cruzada de uma estirpe de vacina para vírus circulantes.

Foram analisadas as pontuações de parentesco do epítopo da célula T para 23 sequências de hemaglutinina (HA) IAV, que representam os principais filo-grupos H1 IAV suíno que circulam na América do Norte, e sequências HA numa vacina comercial inativada (FluSure XP®). As pontuações foram comparadas com dados experimentais de estudos de eficácia anteriores.

As pontuações mais altas do EpiCC foram associadas a uma maior protecção da vacina contra estirpes para 23 comparações de estirpes de vacinas IAV de campo. Foi identificado um limite para classificar a relação EpiCC associada à protecção total ou parcial na ausência de anticorpos HI com reactividade cruzada. As pontuações do EpiCC também foram calculadas para estirpes de campo contra as quais o FluSure ainda não protege.

Os limites do EpiCC podem ser avaliados para determinar a precisão da previsão de protecção em estudos de eficácia futuros. EpiCC também pode complementar a filogenia e a reactividade cruzada de HI para a selecção de estirpes de gripee no desenvolvimento de vacinas.

Gutiérrez AH, Rapp-Gabrielson VJ, Terry FE, et al. T-cell epitope content comparison (EpiCC) of swine H1 influenza A virus hemagglutinin. Influenza Other Respi Viruses. 2017; 11: 531-542. https://doi.org/10.1111/irv.12513

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista