X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Estado inflamatório dos varrascos no seu desenvolvimento puberal e androstenona na gordura

O objectivo do presente estudo foi avaliar o efeito de uma inflamação sub-clínica no desenvolvimento puberal dos varrascos e no nível de androstenona na gordura.

27 Outubro 2017
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Durante o presente estudo os animais foram submetidos a diferentes condições higiénicas para aumentar a variabilidade do estado inflamatório.

Foram alojados varrascos de uma linha cruzada comercial aos 139 ± 0,9 dias de vida (Dia 0) e 81,3 ± 5,9 kg de peso vivo a condições higiénicas óptimas (n = 61) ou pobres (n = 54) até ao abate aos 172,9 ± 4,8 dias de idade e 116,7 ± 4,5 kg de peso vivo.

Foi avaliado o estado inflamatório, o crescimento e o desenvolvimento puberal nos dias 0, 27 e ao abateatravés da análise do hemograma, proteínas inflamatórias no plasma, níveis de testosterona e estradiol, assim como cortisol salivar, temperatura rectal, peso vivo, espessura da gordura dorsal, peso dos orgãos reproductivos e pontuações clínicas de orgãos (pulmões, estômago, focinho). A gordura foi recolhida no dia 27 através de biópsia e ao abate para medir a concentração de androstenona. Foi realizada uma análise dos componentes principais que incluía indicadores inflamatórios para identificar os porcos com um estado inflamatório alto (Infl +, n = 50) ou baixo (Infl-, n = 65).

Os porcos Infl+ apresentaram maior concentração de granulócitos/ml, haptoglobina, proteína C-reactiva e cortisol (P <0.05) assim como menor taxa de crescimento e maior pontuação de pneumonia pulmonar. No entanto, independentemente da etapa, o estado inflamatório não teve um efeito significativo sobre a testosterona plasmática ou o estradiol, a androstenona na gordura ou o desenvolvimento dos orgãos sexuais.

Os dados actuais sugerem que um estado inflamatório leve não tem influência no desenvolvimento puberal ou na concentração de androstenona na gordura dos varrascos.

S. P. Parois, A. Faoüen, N. Le Floc’h and A. Prunier. Influence of the inflammatory status of entire male pigs on their pubertal development and fat androstenone. Animal. Volume 11, Issue 6. June 2017 , pp. 1071-1077. https://doi.org/10.1017/S1751731116002329

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista