X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Análise de esteróides na saliva de porca para identificar biomarcadores do periodo de receptividade

O objectivo deste estudo foi desenvolver alternativas aos tratamentos hormonais para sincronizar o cio das nulíparas.

17 Dezembro 2019
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Antes da puberdade, as nulíparas passam por um período prévio, durante o qual a exposição a um varrasco poderá induzir e sincronizar a primeira ovulação.

Com o objectivo de desenvolver ferramentas práticas não invasivas para identificar esse período e melhorar a detecção das primíparas a estimular, foram procurados biomarcadores salivares do período anterior à puberdade.

Foram recolhidas amostras de saliva de 30 nulíparas cruzadas Large-White x Landrace com 140 a 175 dias de idade. Foram expostas a um varrasco duas vezes por dia e sujeitos a detecção de cios entre 150 e 175 dias de idade e, em seguida, foram abatidas para confirmar a puberdade.

Das 30 nulíparas, em 10 foi detectado o estro de 4 a 7 dias após a introdução do varrasco, sendo consideradas receptivas ao efeito varrasco. Em 14 das porcas foi detectado o estro mais de 8 dias após a introdução do varrasco e 6 não mostraram cio antes do abate, sendo consideradas não receptivas.

A análise do conjunto de esteróides salivares foi realizada para seis porcas receptivas e seis não receptivas, utilizando cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa em tandem. Foram analisadas quatro amostras de saliva por porca: 26 e 11 dias antes da introdução do varrasco (dia0-26 e dia0-11), o dia da introdução do varrasco (dia0), três dias depois para as nulíparas receptivas (dia0 + 3) ou 7 dias depois para as nulíparas não receptivas (dia0 + 7). A análise de saliva detectou 30 esteróides. As concentrações de seis deles foram mais altas nas nulíparas receptivas que nas não receptivas no dia 0-26 (progesterona), dia 0-11 (3α5β20α-hexahidroprogesterona, 3β5α20β-hexahidroprogesterona, dehidroepiandrosterona, androstenediol) e dia 0 (3β5α-tetrahidroprogesterona). As suas concentrações baixas e variáveis na saliva requerem uma análise cara e limita o seu uso em explorações suínas.

No entanto, a progesterona pode ser um biomarcador interessante do periodo anterior à puberdade.

Ghylène Goudet, Philippe Liere, Doryan Grivault, Cécile Douet, Jonathan Savoie, Stéphane Ferchaud, Florence Maupertuis, Antoine Roinsard, Sylviane Boulot, Armelle Prunier. Analysis of steroids in gilt salivato identifybiomarkers of the period of receptivity to the boar effect. 51èmes Journées de la Recherche Porcine.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista