A monitorização contínua do peso é um dos métodos essenciais para assegurar que os porcos têm uma boa saúde. O objectivo deste trabalho foi investigar a viabilidade de um método automatizado para estimar o peso dos porcos a nível individual mediante a análise de imagens.
Este estudo incluiu medições em quatro parques de porcos de engorda, com 10 animais cada um. No início do ensaio, os porcos pesavam 23 ± 4,4 kg (média ± DE) de médio e 45 ± 6,5 kg no final. Cada parque era vigiado mediante uma câmara com vista aérea. Para a validação, o ensaio foi repetido uma vez. Os porcos identificaram-se automaticamente a nível individual mediante técnicas de reconhecimento de forma.
Em geral, as imagens de vídeo dos porcos de engorda parecem prometedoras para a monitorização do crescimento e do peso em tempo real. Neste estudo, o peso estimou-se com uma precisão de 97,5% ao nível do grupo (erro standard de 0,82 kg) e 96,2% a nível individual (erro standard de 1,23 kg). Isto é significativo já que as ferramentas automatizadas existentes têm, actualmente, uma precisão máxima média de 95% (erro standard de 2 kg) em dispositivos práticos e de 97% (erro standard de 1 kg) em sistemas de passagem (quando os porcos são obrigados a passar por um corredor um a um).
Os trabalhos seguintes deveriam centrar-se no desenvolvimento de algoritmos específicos para ter em conta o efeito do género e do genótipo sobre a superfície corporal e o peso corporal, já que estes factores afectam os parâmetros do modelo para a estimativa de peso.
Mohammadamin K., Bahr C., Ott S., Moons C.P.H., Niewold T., Ödberg F.O., Berckmans D. Automatic weight estimation of individual pigs using image analysis. Computers and Electronics in Agriculture vol:107 pages:38-44