Actualmente a susceptibilidade ou resistência genética às doenças está a receber maior atenção. Este estudo descreve duas explorações de mães diferentes com sinais de Síndrome de Falha no Desenvolvimento Pós-desmame (periweaning failure-to-thrive syndrome, PFTS), uma doença suína emergente.
A doença foi diagnosticada com base no quadro clínico e foi confirmada mediante histopatologia. Os principais agentes patogénicos infecciosos foram descartados por imunohistoquímica e PCR. Numa aproximação simples, os pais dos leitões afectados foram determinados utilizando a análise de paternidade microsatélite, incluindo um grupo são em cada caso. Em cada uma das duas explorações, foi observado que um único varrasco era o pai de 45-50% dos animais afectados. A eliminação deste progenitor nas duas explorações causou uma diminuição significativa da prevalência da doença entre a descendência, de acordo com outros dois casos diagnosticados, ainda que sem incluir um grupo controlo.
Dado que os animais analisados pertenciam a três linhas genéticas diferentes, estes resultados apontam para a existência de susceptibilidade genética individual a este síndrome.
G. Ramis, E. Marco, V. Magaña, P. González-Contreras, G. Swierczynski, J. M. Abellaneda, A. Sáez-Acosta, A. Mrowiec and F. J. Pallarés.
Evidence that periweaning failure-to-thrive syndrome (PFTS) has a genetic predisposition.
Veterinary Record 2015;176:596.
doi:10.1136/vr.102748