A concentração de amoníaco (NH3) raramente tem sido utilizada para o controlo ambiental nas baterias, apesar do seu impacto no ambiente, bem-estar animal e saúde dos trabalhadores. O objectivo do estudo era determinar os efeitos da temperatura programada (TP) na evolução diária da concentração de NH3 em áreas ocupadas por animais. Foi realizado um ensaio experimental numa exploração convencional com um TP entre 23 °C e 26 °C.
As concentrações de NH3 nas áreas ocupadas pelos animais dependiam da temperatura programada, pois a temperatura programada controla o funcionamento do sistema de ventilação, que efectivamente retirava o NH3 da sala. As concentrações mais elevadas de NH3 ocorreram à noite e as mais baixas durante o dia. Os dados foram adaptados a um modelo sinusoidal utilizando a configuração de mínimos quadrados (LSS) e a transformação rápida de Fourier (FFT), que forneceu valores R2 entre 0,71 e 0,93. O FFT forneceu um melhor ajuste do que o LSS, com raízes com o erro quadrático médio (RMSE) entre 0,09 ppm para uma temperatura programada de 23 °C e 0,55 ppm para uma temperatura programada de 25 °C. Uma redução da temperatura programada causou um atraso na onda e uma diminuição da amplitude da onda.
As equações propostas podem ser usadas para simular concentrações de NH3 e implementadas em controladores convencionais para controlo ambiental em tempo real das instalações pecuárias para melhorar o bem-estar e produtividade dos suínos.
Rodriguez MR, Losada E, Besteiro R, Arango T, Velo R, Ortega JA, Fernandez MD. Evolution of NH3 Concentrations in Weaner Pig Buildings Based on Setpoint Temperature. Agronomy. 2020; 10(1): 107. https://doi.org/10.3390/agronomy10010107