O vírus do Síndrome Respiratório e Reprodutivo Suíno (PRRS) é um dos agentes patogénicos mais importantes do ponto de vista económico na indústria suína vietnamita. A ORF5, que participa em muitos processos funcionais, incluindo na montagem de viriões, a entrada do vírus na célula hospedeira e a adaptação viral à resposta imunitária do hospedeiro, foi amplamente utilizada em estudos de evolução molecular e filogenia. O conhecimento da evolução molecular das estirpes de campo do PRRSV pode contribuir para o controlo do PRRS no Vietname.
Resultados
A análise filogenética indicou que todas as estirpes pertenciam às sub-linhagens 8.7 e 5.1. As identidades de nucleótidos e aminoácidos entre as estirpes foram de 84,5-100% e 82-100%, respectivamente. Além disso, os resultados revelaram diferenças nas identidades de nucleótidos e aminoácidos entre as 2 sub-linhagens. A previsão de N-glicosilação identificou 7 sítios potenciais de N-glicosilação e 11 glicopótipos. As análises das sequências de GP5 revelaram 7 sítios sob pressão selectiva positiva e 25 sob pressão selectiva negativa.
Conclusões
A análise filogenética baseada na sequência ORF5 indicou a diversidade do PRRSV no Vietname. Além disso, ficou demonstrado a variação dos sítios de N-glicosilação e a posição sob pressão selectiva. Este estudo amplia os conhecimentos existentes sobre a diversidade genética e a evolução do PRRSV no Vietname e ajuda no desenvolvimento de vacinas eficazes contra o PRRS no Vietname.
Hai Quynh Do, Dinh Thau Trinh, Thi Lan Nguyen, Thi Thu Hang Vu, Duc Duong Than, Thi Van Lo, Minjoo Yeom, Daesub Song, SeEun Choe, Dong-Jun An and Van Phan Le. Molecular evolution of type 2 porcine reproductive and respiratory syndrome viruses circulating in Vietnam from 2007 to 2015. BMC Veterinary Research 2016 12:256. DOI:10.1186/s12917-016-0885-3