As explorações produtoras de leitões desempenham um papel importante na disseminação do vírus da gripe A (IAV) porque, ao desmame, os leitões lactantes mantêm e transmitem o IAV para outras explorações. Entender a natureza e a extensão dos factores da exploração que causam a infecção por AIV em leitões é um pré-requisito para reduzir a carga de gripe nos porcos.
Foi avaliada a associação entre a infecção pelo IAV em leitões desmamados e os factores da exploração, incluindo características da mesma, as suas práticas de maneio e procedimentos específicos de maneio de leitões e em primíparas realizados na exploração.
As explorações produtoras de leitões inscritas voluntariamente (n = 83) acordaram partilhar os testes de diagnóstico de IAV e os dados da exploração desde Julho de 2011 até Março de 2017, incluídos os dados obtidos através da realização de um inquérito.
Das 12.814 amostras enviadas, 23% foram positivas a IAV por RT-PCR, com 2.989 envios de diagnóstico e com 30% de envios positivos. Entre todos os factores avaliados (n = 24), e considerando a análise multivariável ajustada por temporada, apenas a vacinação das porcas contra o IAV e o status das primíparas ao IAV à sua entrada reduziram significativamente as infecções por IAV nos leitões ao desmame.
Os resultados deste estudo indicam que os veterinários e produtores poderão fazer o maneio dos factores identificados para reduzir a carga de gripe nos leitões antes do desmame e talvez, reduzir a propagação do IAV para outras explorações e pessoas.
Fabian Orlando Chamba Pardo, Adam Schelkopf, Matthew Allerson, Robert Morrison, Marie Culhane, Andres Perez, MontserratTorremorell. Breed-to-wean farm factors associated with influenza A virus infection in piglets at weaning. Preventive Veterinary Medicine. Vol 161, 1 December 2018, Pages 33-40. https://doi.org/10.1016/j.prevetmed.2018.10.008