X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Suplementação combinada de extracto de Macleaya cordata e ácido benzoico em leitões desmamados.

O uso de compostos bioactivos do extracto de Macleaya cordata e ácido benzoico em dietas de desmame pode melhorar a performance pós-desmame dos leitões.

10 Fevereiro 2022
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A redução do uso de antibióticos na alimentação de suínos provoca um stress considerável durante o desmame, o que resulta em maior incidência de diarreia e mortalidade. O extracto de Macleaya cordata e o ácido benzoico têm propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas o que os convertem em potenciais alternativas aos antibióticos. O objectivo deste estudo foi o de avaliar os efeitos potenciais de suplementar a ração com extracto de Macleaya cordata e ácido benzoico sobre a performance do crescimento, a imunidade, a capacidade antioxidante, a morfologia intestinal e a microbiota em leitões desmamados. Para isto, vinte e quatro leitões desmamados [Duroc x (Large White x Landrace)] de 28 dias de idade e 8,41 ± 0,13 kg de peso foram distribuídos aleatoriamente por 3 grupos de igual número (n=8) e foram alimentados com uma dieta basal (CON), COM + 20 mg/ kg de flavomicina + 50 mg/kg de quinocetona (AGP) ou CON + 50 mg/kg de extracto de Macleaya cordata + 1000 mg/kg de ácido benzoico (MB).

Em comparação com a dieta CON, as dietas MB ou AGP aumentaram o peso final e o ganho médio diário e reduziram a eficiência da ração e a taxa de diarreia. Em comparação com a dieta CON, a suplementação com MB aumentou a superóxido dismutase sérica (actividade SOD) e diminui o conteúdo de malondialdeido (MDA). As concentrações interleucinas (IL)-10, IgA e IgM séricas foram maiores nos leitões da dieta MB por comparação com os leitões da dieta CON. Os leitões da dieta MB apresentaram uma maior altura das vilosidades e relação altura das vilosidades/profundidade das criptas no duodeno e altura das vilosidades no íleon e uma menor profundidade das criptas no jejuno por comparação com os leitões da dieta CON. Os leitões do grupo MB tiveram maiores concentrações de acetato, propionato, butirato e ácidos gordos de cadeia curta totais no íleon ou ceco em comparação com os CON e AGP. A proporção de Streptococcus foi menor no grupo MB do que no AGP. A dieta MB incrementou a população de Lactobacillus e reduziu a de Escherichia-Shigella em comparação com o grupo CON.

Os resultados indicam que MB pode ser usada para substituir AGP como suplemento na ração de leitões desmamados.

Wang F, Yin Y, Yang M, Chen J, Fu C, Huang K. Effects of combined supplementation of macleaya cordata extract and benzoic acid on the growth performance, immune responses, antioxidant capacity, intestinal morphology, and microbial composition in weaned piglets. Frontiers in Veterinary Science. 2021; 8. https://doi.org/10.3389/fvets.2021.708597

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista