Os extratos de etanol de sementes de manga (EESM) contêm componentes fenólicos com alta actividade antioxidante. Além disso, esses extratos também possuem actividade de eliminação de radicais, quelantes de metais e inibidores de tirosinase, sendo adequados para uso alimentar.
O objectivo deste estudo foi avaliar a inclusão de EESM em dietas de porcos de engorda sobre a estabilidade lipídica e o potencial antioxidante da ração, rendimento dos porcos, características da carcaça e parâmetros hematológicos e bioquímicos no soro.
Para esse propósito, foram utilizados 32 porcos com 60 dias de idade, pesando 20,20 ± 1,34 kg, num desenho em blocos ao acaso, com quatro tratamentos e oito réplicas. Os tratamentos consistiram em: (i) dieta sem adição de antioxidantes (controlo negativo); (ii) dieta com 200 mg de butilato de hidroxitolueno / kg (controlo positivo); (iii) dieta com 200 mg de EESM / kg (EESM200); e (iv) dieta com 400 mg de EESM / kg (EESM400).
Como resultado, as dietas com antioxidantes sintéticos (butilato de hidroxitolueno) e naturais apresentaram melhor estabilidade oxidativa e potencial antioxidante que o controlo negativo. Os animais alimentados com 400 mg de EESM/kg apresentaram um maior aumento de peso até aos 110 dias. Os porcos alimentados com a dieta que continha 200 mg de EESM/kg mostraram uma diminuição nos glóbulos vermelhos e um volume corpuscular médio mais elevado, enquanto que os porcos alimentados com a dieta controlo tiveram a concentração de hemoglobina corpuscular média mais baixa que os de outros tratamentos. Aos 140 dias de idade, a adição dietética de 400 mg de EESM/kg tinha diminuido o malondialdeído e aumentado o potencial antioxidante no soro, com a concentração mais alta de compostos fenólicos no soro nos porcos alimentados com uma dieta de 200 mg de EESM/kg. A actividade antioxidante total no soro não foi influenciada pelos tratamentos.
Em conclusão, os extractos de etanol da manga podem ser usados como antioxidantes em dietas de porcos de engorda a níveis de 200 e 400 mg/kg, já que não foi observada afectação sobre o rendimento, características da carcaça, soro e parâmetros bioquímicos. A adição dietética de EESM a 400 mg/kg melhorou o rendimento dos porcos na fase de crescimento e contribuiu num aumento nos compostos fenólicos circulantes, melhorando a estabilidade dos lípidos e o potencial antioxidante do soro.
Araújo, L. R. S., Watanabe, P. H., Fernandes, D. R., Maia, I. R. O., Vieira, E. H. M., Silva, E. C., Trevisan , M. T. S., Pinheiro, R. R. S. and Freitas, E. R. (2019). Ethanol extract of mango seed is a suitable plant-based replacement for synthetic antioxidants in pig grower–finisher diets. Animal Production Science, 59(8), 1501-1509. https://doi.org/10.1071/AN18100