Este estudo teve como objectivo avaliar os efeitos da paridade, intervalo desmame-cio (IDE) e estação do ano nos parâmetros reprodutivos e embrionários no dia 6 após a inseminação de porcas dadoras superovuladas despois do desmame.
A selecção das porcas doadoras baseou-se no seu historial reprodutivo, condição corporal e número de parto. Os efeitos da paridade no desmame (2 a 3, 4 a 5 ou 6 a 7 ninhadas), estação (Outono, Inverno e Primavera) e IDE (estro em 3 a 4 dias) e as suas interacções sobre o número de corpos lúteos, quistos em porcas com quistos, número e qualidade de embriões viáveis e transferíveis, etapa de desenvolvimento do embrião e taxas de recuperação e fertilização foram avaliadas utilizando modelos lineares de efeitos mistos.
As análises mostraram uma falta de efeitos significativos da paridade, estação, IDE ou as suas interacções em qualquer dos parâmetros reprodutivos e embrionários examinados.
Em conclusão, estes resultados demonstram que as taxas de fertilização e o número de embriões viáveis e transferíveis recolhidos no dia 6 do ciclo das porcas doadoras superovuladas não é afectado pela sua paridade e é independente da época do ano (de Outono a Primavera) e do IDE ( 3 ou 4 dias).
Nohalez, A., Martinez, C., Reixach, J., Diaz, M., Vila, J., Colina, I., Cuello, C. (2017). Factors of importance when selecting sows as embryo donors. Animal, 11(8), 1330-1335. doi:10.1017/S1751731117000325