As diferentes agências de medicamentos e a federação de veterinários europeus realizaram um questionário para obter uma melhor informação sobre o processo de tomada de decisões dos veterinários europeus na prescrição dos antibióticos. No questionário participaram 3.004 professionais de 25 países europeus. A análise foi realizada a nível dos diferentes tipos de veterinários ( veterinários de animais destinados a consumo humano, animais de companhia e equínos ) e de países (Bélgica, República Checa, França , Alemanha, Espanha, Suécia e Reino Unido).
Os resultados do questionário indicam que não há uma única fonte de informação considerada universalmente essencial, apesar de que a formação, a literatura existente e as experiências tenham sido os pontos mais importantes. Os factores que parecem ter maior influência sobre a prescrição são as provas de sensibilidade, a própria experiência, o risco de desenvolver resistência aos antibióticos e a facilidade de administração. Do questionário se depreende que a maioria dos profissionais tendem a ter em conta o uso responsável das advertências. Provas de sensibilidade aos antibióticos são realizadas, regra geral, quando há um fracasso no tratamento. Foram observadas diferenças significativas na frequência dos testes de sensibilidade ao nível dos tipos de professionais e país.
As respostas indicam a necessidade de melhorar os testes de sensibilidade e serviços, sendo factores chave a disponibilidade de testes rápidos e mais baratos.
N. De Briyne, J. Atkinson, L. Pokludová, S. P. Borriello, and S. Price. Factors influencing antibiotic prescribing habits and use of sensitivity testing amongst veterinarians in Europe. Veterinary Record 2013;173:475. doi:10.1136/vr.101454