A farinha de mexilhão tem potencial como uma fonte de proteína alternativa para porcos já que tem um alto conteúdo de proteína e um padrão de aminoácidos equilibrado. Os mexilhões são filtradores de água e uma ferramenta eficaz para depurar as águas de azoto e fósforo. O uso de farinha de mexilhão como ração na produção animal pode fechar o ciclo de nutrientes agro-água, com o que os nutrientes iriam de volta da água para o agro-ecossistema. O objectivo deste estudo foi estudar os efeitos da inclusão da farinha de mexilhão nas dietas para dois genótipos de porcos de crescimento-acabamento sobre o rendimento e qualidade da carcaça. Sessenta e quatro porcos (32 Yorkshire x Hampshire, 32 Duroc x Yorkshire) foram alimentados com uma dieta comercial com ingredientes convencionais (C) ou uma dieta que continha 5% de inclusão de farinha de mexilhão seca (M). A composição de nutrientes nas duas dietas foi igual e ambas as dietas foram administradas aos dois genótipos. Este sub-produto de mexilhões produz-se a partir de farinha de mexilhão unicamente sem incluir as conchas. O rendimento e a qualidade da carcaça foram analisados com o procedimento MIXED do SAS.
Os resultados mostraram bons rendimentos produtivos dos animais e de qualidade da carcaça quando a farinha de mexilhão substitui a proteína convencional da ração (GMD: 956 vs 948 g/dia, IC: 27,1 vs 27,9 MJ/kg EN, rendimento magro: 58,8 vs 58,2%, rendimento da carcaça: 78,1 vs 78,6% e um crescimento médio diário de carne magra: 457 vs 451 g/día nos tratamentos M e C, respectivamente, P>0,05 para todas as características). O genótipo (Hampshire ou Duroc) não teve influência sobre o rendimento (P>0,05 para todas as características). O GMD foi relativamente alto neste estudo, em média, 952 g/dia desde os 37 kg de peso vivo até ao abate (107kg) e chegou-se à conclusão que a farinha de mexilhão pode substituir as fontes convencionais de proteína em dietas de crescimento-acabamento mantendo os resultados produtivos.
Wallenbeck, A., Neil, M., Lundeheim, N. and Andersson, K.H. 2014. Mussel meal in diets to growing/finishing pigs: influence on performance and carcass quality. Book of Abstracts of the 65th Annual Meeting of the European Federation of Animal Science, Copenhagen, pp 249. (Abstract).