O fósforo (P) é um macroelemento insubstituível que regula as funções metabólicas e fisiológicas de um organismo vivo. As plantas armazenam P principalmente sob uma forma que não é digerível para porcos: fitato. Além disso, os minerais não absorvidos excretados no meio ambiente são considerados contaminantes ambientais. Ao longo dos anos, a aplicação de diferentes fitases exógenas tem mostrado efeitos favoráveis na digestibilidade dos nutrientes.
Portanto, o objectivo do presente estudo foi avaliar o efeito da inclusão de novas fitases, appAT1 e appAT2, a 250 unidades de fitase (FTU) / kg sobre o rendimento de leitões desmamados, a digestibilidade aparente do tracto total (DATT) de P e cálcio (Ca) e mineralização óssea.
Para isso, 48 leitões machos foram alocados aleatoriamente em quatro grupos de tratamento: um controlo positivo (PC), com níveis recomendados de P e Ca, um controlo negativo (NC) deficiente em P e Ca e dois grupos experimentais com dietas NC suplementadas com fitase derivada do gene appA de Escherichia coli. As dietas foram administradas na forma triturada e divididas em períodos pré-inicial (0-21 dias) e inicial (22-42 dias).
Como resultado, ao longo do período de estudo, as dietas experimentais melhoraram o ganho de peso e o índice de conversão em comparação com a dieta CN. O DATT de matéria seca e proteína bruta não diferiu significativamente entre as dietas. As dietas suplementadas com fitase melhoraram o DATT de P e Ca. O conteúdo de cinzas no terceiro osso metacarpiano e o conteúdo de P e Ca foram melhorados nas dietas suplementadas com fitase em comparação com a dieta CN.
Em conclusão, o uso de novas fitases apresentou efeito positivo no ganho de peso, no índice de conversão, na digestibilidade de fósforo e cálcio e no conteúdo de fósforo e cálcio nos ossos. Não foi observada nenhuma melhoria significativa no conteúdo de matéria seca ou na digestão de proteína bruta. Estes resultados revelam que as novas fitases são aditivos úteis para dietas de leitões desmamados devido aos seus resultados superiores de rendimento e de absorção de fósforo.
Wiśniewska Z, Nollet L, Lanckriet A, Vanderbeke E, Petkov S, Outchkourov N, Kasprowicz-Potocka M, Zaworska-Zakrzewska A, and Kaczmarek SA. Effect of phytase derived from the E. coli AppA gene on weaned piglet performance, apparent total tract digestibility and bone mineralization. Animals. 2020; 10(1): 121. https://doi.org/10.3390/ani10010121