A recolha de amostras de soro de porcos ao desmame para monitorizar o vírus da síndrome respiratória e reprodutiva dos suínos (PRRSV) tornou-se uma prática comum para determinar o estatuto de infecção do PRRSV em explorações de porcos. A sensibilidade diagnóstica desta prática é baixa naquelas explorações em que há eliminação do PRRSV quando a prevalência de infecção é próxima de zero.
Portanto, o objectivo deste estudo foi caracterizar a dinâmica da infecção por PRRSV em leitões de 3 dias de idade, utilizando soro e fluidos sero-sanguíneos obtidos como parte das práticas de castração e corte de cauda (fluidos de processamento (FP)). O objectivo secundário foi estimar a sensibilidade e especificidade do FP na população de três dias de idade.
Uma exploração de 6000 porcas reprodutoras foi monitorizada a cada três semanas e por 23 semanas após um surto de PRRSV, colhendo amostras individuais de soro e FP de todos os leitões nas ninhadas seleccionadas.
Das 77 ninhadas testadas, 23 (29,8%) foram identificadas como positivas usando amostras de FP e amostras de soro, com coeficiente de Cohen kappa de 0,81 (IC 95%: 0,59-1) entre os resultados obtidos em cada tipo de amostra. A sensibilidade e especificidade dos FP em relação aos resultados no soro foi de 87% (IC 95%: 66% –97%) e 94% (IC 95%: 85% –99%) respectivamente. A percentagem de ninhadas positivas a PRRSV diminuiu com o tempo e as ninhadas das primíparas tiveram mais probabilidades de dar positivo que as de porcas com maior idade.
Em geral, o estudo demonstra que o FP pode ser uma amostra apropriada e segura para o controlo da infecção por PRRSV nas explorações de mães.
Carles Vilalta, Juan Sanhueza, Julio Alvarez; Deb Murray, Montserrat Torremorell, Cesar Corzo, Robert Morrison. Use of processing fluids and serum samples to characterize porcine reproductive and respiratory syndrome virus dynamics in 3 day-old pigs. Veterinary Microbiology. Volume 225, November 2018, Pages 149-156. https://doi.org/10.1016/j.vetmic.2018.09.006