A castração é um procedimento doloroso realizado em leitões e, até à data, não existem produtos aprovados disponíveis nos EUA para atenuar esta dor. Trabalhos anteriores que avaliaram a eficácia da flunixina meglumina mostraram-se promissores na atenuação da dor em suínos, mas nenhum avaliou a eficácia da flunixina transdérmica na atenuação da dor de castração em leitões. Por conseguinte, o objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia da flunixina transdérmica na atenuação da dor de castração utilizando uma escala de dor comportamental previamente validada. Um total de 98 leitões machos cruzados Large White x Duroc de 98 ninhadas foram incluídos neste estudo. Os leitões foram distribuídos aleatoriamente pelos seguintes tratamentos: (1) flunixina transdérmica mais castração (3,33 mg/kg; n = 24), (2) flunixina transdérmica mais castração simulada (3,33 mg/kg; n = 26), (3) solução salina fisiológica tópica mais castração simulada (n = 24) ou (4) solução salina fisiológica tópica mais castração (n = 24). Todos os tratamentos foram administrados 24 horas antes da castração. Vídeos contínuos de quatro minutos foram gravados 24 horas antes da castração, imediatamente após a castração e 24 horas após a castração.
Os vídeos foram observados e pontuados por um supervisor treinado, utilizando uma escala de dor de quatro pontos (pontuação de 0 a 3), abrangendo os cinco domínios comportamentais da escala de dor aguda em suínos (UPAPS-Unesp-Botucatu Pig Acute Pain Scale). As médias das pontuações totais de dor foram analisadas como medidas repetidas por análise de variância usando um modelo multinível.
A escala de dor aguda (UPAPS) distinguiu eficazmente diferentes níveis de estados dolorosos e não dolorosos em leitões castrados, conforme observado através de desvios nas pontuações totais de dor em relação ao tempo, tratamento e tratamento*tempo. Imediatamente após a castração, os leitões nos grupos de solução salina fisiológica tópica mais castração e flunixina transdérmica mais castração apresentaram pontuações médias de dor total mais elevadas em comparação com os leitões nos grupos de solução salina fisiológica tópica mais castração simulada e flunixina transdérmica mais castração simulada. Além disso, os leitões castrados tratados com flunixina transdérmica apresentaram pontuações totais de dor mais baixas e necessitaram de menos intervenção analgésica imediatamente após a castração, em comparação com os leitões castrados não tratados. No grupo tratado com solução salina fisiológica tópica mais castração, 54% necessitaram de analgesia de SOS, em comparação com 29%, 8% e 0% dos leitões tratados com flunixina transdérmica mais castração, flunixina transdérmica mais castração simulada e solução salina fisiológica tópica mais castração simulada, respetivamente.
Estudos futuros devem avaliar a implementação deste protocolo de gestão da dor numa exploração comercial em grande escala.
Lopez-Soriano M, Rocha Merenda V, Esteves Trindade PH, Loureiro Luna SP, Pairis-Garcia MD. Efficacy of transdermal flunixin in mitigating castration pain in piglets. Frontiers in Pain Research. 2022; 3. https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpain.2022.1056492