A granulação é um método de processamento eficaz para melhorar o rendimento produtivo dos porcos.
Vários factores, incluindo a diminuição do desperdício de ração, o aumento da digestibilidade dos nutrientes e a palatabilidade podem afectar a produtividade.
Por outro lado, a moenda fina é outro método de processamento que melhora a eficiência. No entanto, existe pouca informação disponível sobre o impacto da utilização de ração granulada que contenha milho moído fino e abaixo dos 700 μm.
Para este estudo, foram utilizados um total de 960 porcos, inicialmente 34,3 ± 0,50 kg, num ensaio de 101 dias para determinar os efeitos do tamanho de partícula de milho e a forma de dieta sobre o crescimento e as características da carcaça de porcos de acabamento.
Os currais foram atribuídos aleatoriamente em função do peso inicial a 1 de 6 tratamentos experimentais com 8 currais por tratamento e 20 porcos por curral. Os 6 tratamentos experimentais foram dispostos num desenho 2 × 3 com os principais efeitos da forma (farinha relativamente a granulado) e tamanho da partícula de milho (650 μm, 350 μm ou uma mistura igual de 650 μm e 350 μm). O milho de 650 μm foi moído com um moinho de rolos de duas alturas e o milho de 350 μm foi moído usando um moinho de martelos com uma peneira de 1,59 mm. A dieta que continha a mistura dos dois tamanhos de partícula foi obtida adicionando porções iguais de cada tamanho de partícula directo na misturadora.
Em geral (dia 0-101), foram observadas interacções lineares de tamanho de partícula x forma de dieta para o consumo médio diário (CMD) e a eficiência alimentar (G:F), porque o CMD diminuiu e G:F aumentou à medida que se reduziu o tamanho da partícula para os porcos alimentados com dietas em farinha, mas não se modificou para os alimentados com dietas em pellet. Os porcos alimentados com dietas em forma de pellet apresentaram maior ganho médio diário (GMD) em comparação com os porcos alimentados com dietas de farinha. À medida que o tamanho de partícula do milho diminuiu, o GMD diminuiu (linear). Os porcos alimentados com ração granulada aumentaram o peso da carcaça em quente comparando com os porcos alimentados com farinha, mas não se observaram outros efeitos sobre as características da carcaça.
Em resumo, os porcos alimentados com ração granulada melhoraram o ganho médio diário comparando com os alimentados com rações em forma de farinha. A eficiência melhorou à medida que o tamanho das partículas de milho diminuiu para os porcos alimentados com ração em forma de farinha, mas não para os alimentados com granulado, o que sugere que moer o milho mais fino de 650 μm, no caso de rações granuladas, não trás nenhum benefício.
Nemechek, J. E., Tokach, M. D., Dritz, S. S., Goodband, R. D., DeRouchey, J. M., and Woodworth, J. C. (2016). Effects of diet form and corn particle size on growth performance and carcass characteristics of finishing pigs. Animal Feed Science and Technology, 214, 136-141. https://doi.org/10.1016/j.anifeedsci.2016.02.002