Streptococcus suis é uma bactéria gram-positiva e um agente patogénico zoonótico que causa meningite e sepsia em porcos e humanos.
O objectivo deste estudo foi identificar os genes necessários para a infecção por S. suis.
Foram criadas bibliotecas de sequências de inserção do transposon (Tn-Seq) numa estirpe virulenta de S. suis, usada para inocular porcos numa infecção experimental intratecal.
A análise comparativa da abundância relativa de mutações recuperadas de diferentes amostras infecciosas (sangue, líquido cefalorraquidiano e meninges do cérebro) identificou 361 genes condicionalmente essenciais, ou seja, necessários para a infecção, que representam aproximadamente 18% do genoma. Os genes condicionalmente essenciais participaram principalmente em processos metabólicos e de transporte, regulação, estrutura ribossómica e biogénese, transcripção e biogénese da capa e membrana da parede celular, defesas contra o stress e evasão da resposta imunitária. Foram criadas mutações dirigidas num conjunto de 10 genes de diferentes ontologias genéticas e o seu papel foi determinado em modelos ex vivo. As mutações mostraram diferentes níveis de sensibilidade à sobrevivência no sangue, soro, líquido cefalorraquidiano, choque térmico e condições de stress, em comparação com a estirpe selvagem. Além disso, foi validado o papel de três mutações seleccionadas em experiências de coinfecção nas quais foram infectados porcos com estirpes, tanto selvagens como com mutações isogénicas.
Os determinantes genéticos da infecção identificados neste estudo contribuem para novos conhecimentos sobre a patogénese do S. suis e podem servir como alvo para novas vacinas ou drogas antimicrobianas.
Arenas J, Zomer A, Harders-Westerveen J, Bootsma HJ, De Jonge MI, Stockhofe-Zurwieden N, Smith HE, De Greeff A. Identification of conditionally essential genes for Streptococcus suis infection in pigs. Virulence. 2020; 11 (01): 446-464. https://doi.org/10.1080/21505594.2020.1764173