A resposta de anticorpos, medida como S/P ratio (sample-to-positive ratio), contra o vírus do Síndrome Reprodutivo e Respiratório Suíno (PRRSV) depois de um surto de PRRSV (S/Psurto) num núcleo de raça pura e depois da vacinação contra PRRSV (S/PVc) em explorações de híbridos comerciais foi proposta como indicador genético para melhorar o rendimento reprodutivo em porcas de raça pura infectadas com PRRSV e porcas cruzadas vacinadas contra PRRSV, respectivamente.
Neste estudo foram investigadas as relações genéticas de S/Psurto e S/PVc com o rendimento a nível comercial (porcas cruzadas vacinadas) e de núcleo (porcas puras infectadas e não infectadas por PRRSV), respectivamente, e foi analisado o efeito de SNP (polimorfismo de nucleótido único) previamente identificado para estes indicadores. A resposta de anticorpos foi medida em 541 porcas Landrace ~54 dias depois do inicio de um surto de PRRSV, e em 906 nulíparas F1 (Landrace × Large White) ~50 dias depois da vacinação com uma vacina comercial de PRRSV. Foi registado o rendimento reprodutivo de 711 e 428 porcas Landrace antes e durante o surto de PRRSV, respectivamente, e de 811 animais F1 vacinados.
A estimativa da correlação genética (rg) de S/Psurto com S/PVc foi de 0,72 ± 0,18. As estimativas de rg de S/Psurto com o rendimento reprodutivo em porcas cruzadas vacinadas foram de baixas a moderadas, variando de 0,05 ± 0,23 a 0,30 ± 0,20. A estimativa de rg de S/PVc com o rendimento reprodutivo em porcas de raça não infectadas foi moderada e favorável com o número de nascidos vivos (0,50 ± 0,23) mas baixa (0 ± 0,23 a −0,11 ± 0,23) com as características de mortalidade de leitões. As estimativas de rg de S/PVc foram moderadas e negativas (−0,38 ± 0,21) com o número de leitões mumificados em porcas de raça infectadas com PRRSV e baixas com outras características (−0,30 ± 0,18 a 0,05 ± 0,18). Várias associações significativas de SNP previamente identificado para S/P ratio (ASGA0032063 e H3GA0020505) foram identificadas para S/P ratio e o rendimento em porcas cruzadas e de raça não infectadas e expostas a PRRSV. As regiões genómicas que albergam a região do complexo maior de histocompatibilidade de classe II contribuiram significativamente para a correlação genética da resposta de anticorpos ao PRRSV com a maioria das características analisadas.
Estes resultados indicam que se espera que a selecção da resposta de anticorpos em porcas de raça pura depois de um surto de PRRSV no núcleo e da resposta de anticorpos à vacinação contra PRRSV em porcas cruzadas comerciais aumente o tamanho da ninhada em porcas de raça pura e comerciais.
Sanglard LP, Hickmann FMW, Huang Y, Gray KA, Linhares DCL, Dekkers JCM, Niederwerder MC, Fernando RL, Neto JB, Serão NVL. Genomics of response to porcine reproductive and respiratory syndrome virus in purebred and crossbred sows: antibody response and performance following natural infection vs. vaccination. Journal of Animal Science. 2021; 99(5): skab097. https://doi.org/10.1093/jas/skab097