A Glutamina é o aminoácido mais abundante no leite e a lactação é associada a um incremento na utilização da mesma na síntese de leite e no aporte de energia ao desenvolvimento do intestino delgado. Estudos recentes evidenciam que a lactação é acompanhada de um estado catabólico leve no qual as proteínas do músculo esquelético são degradadas para proporcionar aminoácidos que são usados na síntese de Glutamina adicional. Neste estudo foi testada a hipótese de que a suplementação com L-Glutamina ou a suplementação com Glutamina comercial (2,5% por peso misturado na ração diária) administradas a porcas desde os 30 dias antes do parto até aos 21 dias pós-parto preveniria a diminuição dos níveis de Glutamina na musculatura esquelética e por sua vez incrementaria os níveis de Glutamina no leite.
O conteúdo de Glutamina no músculo foi menor (P< 0,05) nos animais controle durante a lactação mas esta descida foi prevenida pela suplementação quer de L-Glutamina ou Glutamina comercial. Neste estudo nem a lactação nem a suplementação tiveram algum efeito na Glutamina plasmática ou concentração de Glutamato. As concentrações de Glutamina livre, Glutamina total + Glutamato no leite das porcas do grupo controle vs grupo de teste aumentaram (P<0,05) durante os primeiros 7 dias de lactação com as concentrações no leite do grupo suplementado com L-Glutamina a evidenciar uma tendência similar (P=0,053). A concentração de Glutamato no leite permaneceu constante entre os dias 7 e 21 de lactação nos grupo controle e L-Glutamina, mas no dia 21 de lactação as concentrações de Glutamina livre, glutamato e Glutamina + glutamato no leite das porcas suplementadas com Glutamina comercial foram superiores ao grupo controle (P<0,05).
A suplementação com Glutamina na dieta pode mitigar a descida da Glutamina intramuscular durante a lactação em porcas, e pode aliviar alguns dos efeitos catabólicos sentidos em consequência da lactação. Além do mais o aumento da concentração de Glutamina no leite de porcas suplementadas pode fornecer uma nutrição óptima para o desenvolvimento do leitão.
HECCC Manso, HC Manso Filho, LE de Carvalho, M Kutschenko, ET Nogueira, M Watford. 2012. Glutamine and glutamate supplementation raise milk glutamine concentrations in lactating gilts. Journal of Animal Science and Biotechnology, 3:2. doi:10.1186/2049-1891-3-2