O deoxinivalenol (DON), também conhecido como vomitoxina, é produzido por fungo do género Fusarium e é um dos principais contaminantes dos cereais.
O efeito mais óbvio sobre os porcos é uma redução do consumo, que pode ser atribuída à irritação da mucosa do estômago e a alterações em alguns transmissores do cérebro. A granulação e, principalmente, o acondicionamento por vapor, poderão reduzir o potencial tóxico das rações contaminadas com DON.
Foram realizadas quatro experiências para determinar os efeitos de utilizar um tratamento hidrotérmico e o metabissulfito sódico (SMB) sobre grãos destilados desidratados solúveis (DDGS) de milho contaminado com DON.
A experiência 1 avaliou SMB e calor (autoclave) em DDGS de alto-DON (20,6 mg/kg). Foram testados seis níveis de SMB: 0,0% (controlo), 0,5%, 1%, 2,5%, 5% e 5% em 100 ml/kg de água destilada. A autoclavagem por 1 hora a 121°C promoveu uma redução de 9,8% no DON, enquanto que se alcançou uma redução de 82% quando se juntou SMB a 5% antes da autoclavagem.
Na experiência 2 foi estudado o efeito da granulação de DDG de alto-DON com SMB. Consistiu em quatro lotes de DDGS (20,5 mg/kg de DON): 0 (controlo), 1,0, 2,5 e 5,0% de SMB. As amostras foram recolhidas a temperaturas de acondicionamento de 66 e 82ºC e tempos de retenção de 30 e 60s. As condições de granulação não tiveram nenhum efeito sobre os níveis de DON, mas à medida que aumentava a inclusão de SMB nos DDGS granulados, reduziram-se os níveis de DON.
As experiências 3 e 4 avaliaram o efeito da granulação e a inclusão de SMB sobre o crescimento dos leitões ao desmame. Ambos os ensaios foram realizados com um desenho factorial 2x3 + 1 com 5 réplicas de currais por tratamento. Na experiência 3 foram utilizados 987 porcos (13,0 ± 0,2 kg) submetidos a um dos seguintes tratamentos em função da apresentação da dieta (farinha ou pellet) e nível de inclusão de SMB (Controlo Negativo (NC), NC + 0,25% SMB ou NC + 0,50% SMB). Foram formuladas dietas controlo negativo para conter 3 mg/kg de DON. O tratamento 7 foi um controlo positivo (CP<0,5 mg/kg DON). Os leitões alimentados com dietas de alto-DON apresentaram menor ganho e consumo médio diário (GMD e CMD), mas a granulação melhorou o GMD e o índice de conversão (IC). A adição de SMB aumentou linearmente o GMD e tendeu a aumentar CMD. Na experiência 4 foram utilizados 1180 leitões (11,1 ±0,32 kg) com os principais efeitos de (1) dieta: farinha ou pellet e (2) fonte de DDGS: CP (<0,5 mg/kg DON), CN (5 mg/kg ou CN + DDGS granulado e esmigalhado antes de adicionados na dieta final). O tratamento 7 incluía 2,5% de SMB antes da granulação dos DDGS (a dieta final continha 0,77% de SMB). Em geral, foi observada uma interacção de 2 vias entre as dietas CN onde a granulação final melhorou o IC com uma maior margem nas dietas de alto-DON que quando os DDGS foram granulados, se partiam em migalhas e se re-granulavam.
O DON reduziu o GMD e CMD e a granulação da dieta melhorou a GMD e o IC. A inclusão de SMB antes da granulação de DDGS contaminados com DON aumentou o GMD e o CMD. O uso de SMB combinado com o processamento térmico pode mitigar os efeitos de DON nas dietas para leitões.
Frobose, H. L., Fruge, E. D., Tokach, M. D., Hansen, E. L., DeRouchey, J. M., Dritz, S. S., Goodband, R.D., and Nelssen, J. L. (2015). The influence of pelleting and supplementing sodium metabisulfite (Na2S2O5) on nursery pigs fed diets contaminated with deoxynivalenol. Animal Feed Science and Technology, 210, 152-164. http://doi.org/10.1016/j.anifeedsci.2015.09.020