O objectivo do presente estudo foi avaliar a imunidade cruzada entre isolados do vírus da Síndrome Respiratória e Reprodutiva Suína (PRRSV) tipo 1 e tipo 2 em porcos de engorda.
O PRRSV tipo 1 japonês, isolado pela primeira vez de um porco com problemas respiratórios numa exploração em 2009, exibe características genéticas únicas. A patogenicidade de uma estirpe padrão japonês de PRRSV tipo 2, EDRD1, em porcos imunizados com o isolado de PRRSV tipo 1, Jpn EU 4-37, foi determinada avaliando sinais clínicos, virémia, resposta de anticorpos e lesões patológicas. Da mesma forma, a patogenicidade de Jpn EU 4-37 foi avaliada em porcos imunizados com EDRD1 e a imunidade cruzada entre esses isolados foi comparada.
O desafio de EDRD1 após inoculação com Jpn EU 4-37 reduziu a eliminação do vírus e a eliminação em porcos, em comparação com aqueles infectados apenas com EDRD1. Por outro lado, a patogenicidade de Jpn EU 4-37 após a infecção por EDRD1 não diferiu significativamente em comparação com porcos infectados apenas com Jpn EU 4-37.
Portanto, a exposição a Jpn EU 4-37 não pode induzir imunidade suficiente para reduzir a virémia contra a infecção subsequente de PRRSV tipo 2. No entanto, a imunidade induzida por Jpn EU 4-37 pode desempenhar um papel na redução da virémia causada por PRRSV tipo 2. Além disso, a imunidade induzida por EDRD1 e outros vírus geneticamente relacionados, que são amplamente disseminados no Japão, pode não contribuir para a protecção cruzada contra Jpn EU 4-37 como um vírus emergente.
Iseki H, Kawashima K, Takagi M, Shibahara T, Mase M. Studies on heterologous protection between Japanese type 1 and type 2 porcine reproductive and respiratory syndrome virus isolates. J Vet Med Sci. 2020; 82(7): 935-942. doi:10.1292/jvms.20-0122