Os rotavírus (RV) são classificados em nove espécies ou grupos (RVA‐RVD e RVF‐RVJ). RVA, RVB e RVC são bem conhecidos como agentes etiológicos de doenças entéricas nas explorações de suínos e foram isolados em todos os países com uma produção de suínos relevante. Pelo contrário, o RVH só foi isolado em explorações suínas do Japão e mais recentemente do Brasil, EUA, Africa do Sul e Vietname, não foi ainda isolado em explorações suínas europeias. A incidência de RVH foi investigada em 103 explorações suínas espanholas.
Em nove explorações foram encontrados resultados positivos e foi possível isolar sequencias de nucleótidos completas em três amostras enquanto noutra foi possível isolar uma sequência parcial. A identidade média das sequências de nucleótidos isoladas com as sequências de RVH disponíveis no GenBank oscilaram entre os 69,4% e os 93,7%. Filogeneticamente, todos os segmentos genómicos da cepa espanhola de RVH se agruparam muito de perto com outras cepas de RHV suínas, mas estão muitas afastadas da cepa humana de RHV e de morcego.
Até onde sabemos, este é o primeiro relatório sobre a presença de RVH em explorações suínas na Europa que inclui a sua caracterização mediante sequenciação completa do genoma.
Puente H, Cortey M, de Nova PJG, et al. First identification and characterization of rotavirus H in swine in Spain. Transboundary and Emerging Diseases. 2021; 00: 1-15. https://doi.org/10.1111/tbed.13992