Investigadores americanos desenvolveram um método não baseado em cultivo para determinar os níveis de infecção de Helicobacter suis em estâmagos suínos e testaram o método numa amostra de porcos de diversas regiões dos Estados Unidos.
Foi desenvolvida uma PCR para quantificar o DNA total genérico de Helicobacter e o DNA específico de Helicobacter suis nos estômagos dos porcos. Os primeiros derivaram das sequências do gene RNA ribossomal 16s, seleccionadas com base na conservação relativa e na divergência das sequências através de várias espécies de Helicobacter. O exame foi standartizado utilizando sequências de rRNA 16s clonadas e foi testado inicialmente com DNA isolado da cultura de H. suis. Foram recolhidas zaragatoas de muscosa gástrica de porcos de três regiões geográficas dos Estados Unidos, incluindo o Norte (Minesota e Michigan), o Este Central (Iowa) e o Sul (Oklahoma e Carolina del Norte).
De um total de 118 porcos testados, aproximadamente metade (55.1%; 95% CI, 46.1%-63.8%) revelaram-se positivos ao DNA do H. suis. Foi detectado DNA do Helicobacter suis em porcos de todos os estados que tomavam parte no estudo.
Dos resultados conclui-se que Helicobacter suis está presente em porcos dos Estados Unidos e pode ser relevante para a produção e saúde suína. Este teste quantitativo de PCR facilitará estudos adicionais do H suis em porcos, incluindo intervenções profiláticas e terapêuticas potenciais.
Foss DL, Kopta LA, Paquette JA, et al. Identification of Helicobacter suis in pig-producing regions of the United States. J Swine Health Prod. 2013;21(5):242–247.