Embora se saiba que o rotavírus causa principalmente gastroenterite em muitos animais, vários estudos epidemiológicos têm demonstrado sintomas respiratórios concomitantes com a excreção fecal e nasal do vírus. No entanto, as infecções respiratórias por rotavírus raramente têm sido investigadas.
Através do rastreio de amostras clínicas submetidas a testes de diagnóstico, o rotavírus porcino A (RVA) foi detectado por PCR quantitativa transcrição reversa (qRT-PCR) em 28 de 91 (30,8%) pulmões procedentes de suínos criados convencionalmente com sintomatologia respiratória. Entre os casos positivos, os sinais intensos de RVA foram localizados principalmente em macrófagos alveolares e células epiteliais bronquiolares por hibridação in situ. Os sinais de RVA em células epiteliais bronquiolares foram verificados por hibridação in situ com sondas diferentes, imuno-histoquímica e microscopia electrónica de transmissão. Além disso, casos adicionais com sinais positivos de hibridação in situ para RVA em macrófagos alveolares e células epiteliais bronquiolares foram identificados através do exame de 120 amostras de pulmão fixadas em formol e incluídas em parafina, usando microarrays ou microarrays de tecido.
Em conclusão, este estudo mostra uma alta frequência de detecção de RVA em pulmões de suínos com doença respiratória. É necessária mais investigação para determinar se a infecção por AVD no epitélio respiratório está correlacionada com o derrame nasal de rotavírus e a sua contribuição para a doença respiratória.
Nelsen A, Lager KM, Stasko J, Nelson E, Lin C-M, Hause BM. Identification of Pulmonary Infections With Porcine Rotavirus A in Pigs With Respiratory Disease. Frontiers in Veterinary Science. 2022; 9: 918736. doi: 10.3389/fvets.2022.918736