A região de Luzão Central é a principal produtora de porcos das Filipinas e viu-e afectada pela Febre Aftosa (FA) em 1995. Este estudo teve como objectivo determinar o impacto da Febre Aftosa no mercado da carne de porco e de frango no Luzão Central entre 1995 e 1999.
Observaram-se os seguintes resultados: (a) os preços do porco e da carne de porco diminuiram 11,8% e 15,7%, respectivamente, após os focos iniciais da doença em 1995, (b) em Fevereiro de 1995, os preços dos frangos e a carne de frango reduziram-se 21,1 % e 14,2 %, respectivamente (enquato que os preços no retalho também se reduziram 10,5 %) , (c) as margens para os comerciantes de porcos e frangos também se viram afectadas de forma adversa nalguns momentos, e (d) a Febre Aftosa provocou alterações de interdependência dinâmica entre os preços por tipo de carne a diferentes níveis da cadeia de fornecimento.
Este estudo faz várias contribuições para a literatura sobre o impacto dos surtos de Febre Aftosa. Trata-se do primeiro estudo que investiga ao mesmo tempo o impacto dos surtos de Febre Aftosa nos preços da carne, as margens de preços ao longo da cadeia de fornecimento e a interdependência de preços no sistema da carne no Luzão Central, Filipinas. A indústria suinícola das Filipinas é dominada pelas pequenas explorações domésticas em vez das grandes explorações. Por outro lado, o estudo mostra, como novidade, a diminuição dos preços, tanto em porcos como em frangos, como resultado dos focos de Febre Aftosa. Por último, o estudo mostra que as margens de lucros dos comerciantes de porcos, carne de porco, frangos e carne de frango também se viram afectados negativamente pelos focos de Febre Aftosa de 1995. Contudo, a longo prazo, as mergens de preços dos comerciantes de carne de porco foram as mais afectadas de forma negativa.
Abao R.N.B., H. Kono, A. Gunarathne, R.R. Promentilla and M.Z. Gaerlan. 2013. Impact of foot-and-mouth disease on pork and chicken prices in Central Luzon, Philippines. Preventative Veterinary Medicine, published online on 24 December 2013. http://dx.doi.org/10.1016/j.prevetmed.2013.12.005