Com o objectivo de investigar a possível transferência de meloxicam das porcas para os seus leitões através do leite e descrever os efeitos analgésicos deste nos leitões, um total de 10 porcas receberam meloxicam (30 mg/kg) (n = 5) ou proteína de soro do leite (placebo) (n=5) na sua dieta diária a partir do quarto dia após o parto e durante três dias consecutivos. Durante este periodo, foram recolhidas amostras de sangue e leite a intervalos de 12 horas. No dia 5 depois do parto, três machos e três fêmeas de cada ninhada foram submetidos a castração ou a simulacro, foi-lhes cortada a cauda e administrada uma injecção de ferro. Foram recolhidas amostras de sangue dos leitões imediatamente antes do maneio e nos momentos pré-determinados durante um período de 84 horas. Foram captadas imagens de termografia por infra-vermelhos (IRT) em cada momento da recolha de sangue dos leitões. O plasma foi analisado para determinar as concentrações de meloxicam.
O meloxicam foi detectado em todos os leitões procedentes de porcas medicadas em cada momento da amostragem com uma média na concentração de meloxicam na castração de 568,9 ± 105,8 ng/ml. Além disso, a inibição ex-vivo da síntese da prostaglandina E2 (PGE2) foi maior nos leitões de porcas tratadas em comparação com os controlos (p = 0,0059). Houve uma interacção tempo-tratamento para o cortisol plasmático (p = 0,0009), observando menores concentrações de cortisol nos leitões tratados durante as 10 horas posteriores à castração. Não foram observadas diferenças nas concentrações da substância P plasmática média entre os grupos tratamento (p = 0,67). A IRT mostrou temperaturas da pele a nível craneal mais baixas nos leitões tratados com meloxicam (p = 0,015).
Este estudo demonstra a transferência bem-sucedida de meloxicam de porcas para leitões através do leite assim como o efeito analgésico correspondente após o maneio, tal como evidencia a diminuição nos níveis de cortisol e PGE2 e a manutenção da temperatura da pele craneal.
Bates JL, Karriker LA, Stock ML, Pertzborn KM, Baldwin LG, et al. (2014) Impact of Transmammary-Delivered Meloxicam on Biomarkers of Pain and Distress in Piglets after Castration and Tail Docking. PLoS ONE 9(12): e113678. doi:10.1371/journal.pone.0113678