Para determinar os efeitos da suplementação de vitamina D3 sobre os rendimentos da porca, as características do osso e músculo do leitão ao nascimento, o crescimento dos leitões durante a lactação e os níveis de metabolitos da vitamina no soro foram utilizadas um total de 112 porcas e as suas ninhadas.
As porcas foram colocadas em 4 tratamentos experimentais na dieta: 1) nível baixo (801 UI/kg vitamina D3), 2) nível médio (2.002 IU/kg vitamina D3), 3) nível alto (9612 UI/kg vitamina D3) ou 4) 51 mg de 25(OH)D3/kg. Os tratamentos experimentais foram oferecidos durante toda a gestação e lactação.
Em geral, foi observado um aumento linear da concentração de 25(OH)D3 no soro ao dia 100 de gestação, ao parto e ao desmame associado à suplementação crescente de vitamina D3 na dieta. As porcas suplementadas com 25(OH)D3 apresentaram maiores níveis séricos de 25(OH)D3, para os mesmos periodos fisiológicos, comparado com as porcas alimentadas com a concentração baixa ou média de vitamina D3. No entanto, os seus níveis séricos de 25(OH)D3 foram menores que os das porcas alimentadas com o nível mais alto de vitamina D3. Ao aumentar o nível de D3 aumentava o nível de 25(OH)D3 no soro dos leitões, tanto ao nascimento como ao desmame. Os leitões procedentes de porcas alimentadas com 25(OH)D3 apresentaram maior concentração de 25(OH)D3 no soro que os leitões procedentes de porcas alimentadas com a concentração baixa e média da vitamina D3, não obstante, ao desmame, estes níveis foram superiores comparando com o grupo que recebeu uma baixa concentração de vitamina D3. Além disso, os leitões procedentes de porcas alimentadas com a alta concentração de vitamina apresentaram uma maior concentração sérica de vitamina D3 ao nascimento e ao desmame que os leitões das porcas alimentadas com 25(OH)D3. Os rendimentos da mãe dos leitões assim como a qualidade do osso e as características das fibras musculares do leitão recém-nascido não foram alterados pelos tratamentos.
Em geral, a vitamina D3 e a 25(OH)D3, são eficientes para aumentar os níveis séricos de 25(OH)D3, mas é necessária uma maior quantidade de vitamina D3 (em base IU) que 25(OH)D3 para alcançar concentrações séricas similares de 25(OH)D3. Curiosamente, as porcas suplementadas com 25(OH)D3 durante a lactação mostraram uma menor transferência de vitamina D3 aos leitões que ao suplementar com níveis alto e médio de D3, sugerindo que D3 é mais eficiente para a transferência da vitamina através do leite.
Flohr, J. R.; Woodworth, J. C.; Tokach, M. D.; Dritz, S. S.; Goodband, R. D.; DeRouchey, J. M.; and Bergstrom, J. R. (2015) "Evaluating the impact of maternal vitamin D supplementation on sow performance, serum vitamin metabolites, neonatal muscle and bone characteristics, and subsequent pre-weaning pig performance," Kansas Agricultural Experiment Station Research Reports: Vol. 1: Iss. 7. http://dx.doi.org/10.4148/2378-5977.1128