Os javalis (Sus scrofa) são uma espécie invasiva prolífica em muitas regiões do mundo, causando danos económicos e ambientais significativos. Uma estratégia comum para reduzir as populações de javalis é capturá-los através da utilização de iscos (i.e. alimentos) e odores que são usados para os atrair para armadilhas. Contudo, há pouca informação sobre os odores que atraem os javalis mais fácil e rapidamente através das regiões e estações do ano. Este estudo avaliou 60 odores atractivos para javalis que poderiam ser utilizados para aumentar o sucesso das armadilhas em três estações (Inverno, Primavera e Outono) e em duas regiões geográficas, incluindo uma pradaria quente e semi-árida (sul do Texas, EUA) e uma mistura quente e húmida de florestas de montanha e ribeirinhas (Carolina do Sul, EUA).
Os resultados mostraram poucas provas de que a maioria dos odores atraía javalis selvagens. Apenas o extracto de morango e o óleo de creosoto aumentaram a probabilidade de javali visitar locais específicos, e apenas no Texas durante o Outono. Nenhum outro odor atractivo teve melhor desempenho do que o controlo (ou seja, sem odor atractivo) em ambas as regiões de estudo. Independentemente do odor atractivo utilizado, um maior número de javalis visitou os locais durante o Outono. A localização do local era mais importante do que o atractivo utilizado e uma análise post hoc revelou que as distâncias a estradas e fluxos de água (isto é, canais permanentes ou efémeros, riachos e rios) aumentavam a probabilidade de visitação durante algumas estações do ano.
Em conclusão, nenhum aroma atractivo foi mais eficaz do que o controlo na atracção de javalis em todas as regiões e estações do ano. A localização do local e a sazonalidade foram mais importantes na atracção de javalis, sugerindo que a localização de armadilhas ou iscos pode ser mais importante do que os atractivos específicos utilizados. É necessária mais investigação que inclua a monitorização dos movimentos dos javalis em relação à atracção de odores e avaliação de iscos (por exemplo, recompensas alimentares) para atrair javalis para os locais.
Snow NP, Kupferman CA, Lavelle MJ, Pepin KM, Melton MH, Gann WJ, VerCauteren KC, Beasley JC. No panacea attractant for wild pigs (Sus scrofa), but season and location matter. Applied Animal Behaviour Science. 2022: 105705. https://doi.org/10.1016/j.applanim.2022.105705