X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Inclusão de noz-da-índia em dietas para suínos: melhoria do desempenho em termos de crescimento, qualidade e valor nutricional da carne

A substituição de cereais por noz-da-índia (Shorea stenoptera) em dietas para suínos de engorda pode melhorar as caraterísticas da carcaça e a qualidade da carne.

6 Março 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A noz-da-índia (Shorea stenoptera), originária da Malásia, é um fruto seco com elevado teor de gordura e propriedades antioxidantes, o que a torna um importante candidato para utilização a alimentação animal. Apesar da sua abundância, a investigação sobre a noz-da-índia continua a ser limitada. A exploração do seu potencial como ingrediente alimentar poderia resolver problemas do sector, como os elevados custos dos alimentos para animais e a necessidade de métodos de produção sustentáveis. Este estudo investiga a viabilidade de substituir parcialmente o milho por noz-da-índia em dietas para suínos e avalia os seus efeitos no desempenho do crescimento e na qualidade da carne, destacando o seu potencial para apoiar uma produção de suínos mais sustentável e rentável.

Métodos: Os efeitos da substituição do milho por noz-da-índia nas dietas dos suínos sobre o desempenho em termos de crescimento e a qualidade da carne foram investigados num ensaio de 60 dias. Vinte e quatro porcos machos foram divididos em dois grupos: um alimentado com uma dieta padrão sem noz-da-índia (T1) e outro alimentado com 15% de noz-da-índia (T2). Foram monitorizados os principais parâmetros de crescimento, como o consumo de ração, o ganho médio diário, a eficiência alimentar e a espessura do toucinho dorsal.

Resultados: No final do ensaio, os suínos alimentados com noz-da-índia apresentaram um melhor desempenho em termos de crescimento, com um peso vivo final mais elevado e um melhor rácio de conversão alimentar. A análise da carcaça revelou que a carne dos porcos alimentados com 15% de noz-da-índia apresentava maior peso da carcaça quente, rendimento percentual e capacidade de retenção de água, com menores perdas na descongelação e na cozedura. A carne também apresentou uma melhor qualidade nutricional, com um teor de humidade mais elevado e um perfil de ácidos gordos mais saudável. A carne de suíno com 15% de inclusão de noz-da-índia continha mais ácidos gordos polinsaturados e menos ácidos gordos saturados, o que a torna uma escolha mais saudável para o coração.

Conclusão: Estes resultados demonstram que a substituição de 15% de milho por noz-da-índia na dieta dos suínos não só aumenta o desempenho em termos de crescimento, como também produz carne de porco de qualidade superior e nutricionalmente benéfica.

Evelyn LLL, Abu Daud NH, Loh TC, Candyrine SCL. Replacing yellow maize with Illipe nut (Shorea stenoptera) improves growth performance and meat quality of porker pigs. Trop Anim Health Prod. 2024; Dec 23;57(1):8. https://doi.org/10.1007/s11250-024-04264-9

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista