A suplementação de gordura a suínos de engorda é uma prática comum na indústria suinícola e pode resultar numa melhor eficiência alimentar e numa ingestão reduzida; contudo, os lípidos alimentares desempenham também um papel fundamental na composição da carcaça de porco. O óleo de soja com alto teor em ácido oleico é uma fonte potencial de gordura para as dietas de suínos, considerando que tem a maior influência na qualidade da gordura da carcaça. Os objectivos do presente estudo eram avaliar os efeitos da inclusão de diferentes níveis de óleo de soja alto oleico na performance do crescimento e nas características da carcaça. Um total de 288 suínos criados em dois blocos separados foram atribuídos a quatro dietas contendo 25% de destilados de milho solúveis (DDGS), 2%, 4% ou 6% de óleo alto oleico de soja. Os suínos foram alimentados durante 98 dias utilizando um sistema de alimentação trifásica. Foram pesados individualmente e a ingestão de alimentos foi registada ao longo do estudo para calcular a ingestão média diária de alimentos e a eficiência alimentar. Foi enviado para o laboratório um total de 144 carcaças de suíno, das quais foram obtidos cortes primários e de quartos para calcular o rendimento das carcaças.
Foram observadas diferenças na performance do crescimento, uma vez que os suínos alimentados com DDGS apresentaram um consumo médio diário de ração mais elevado, consumindo 0,21, 0,18 e 0,28 kg/d mais em comparação com os suínos alimentados com 2%, 4% e 6% de óleo oleico de soja, respectivamente. Os suínos alimentados com 6% de óleo de soja alto oleico tinham uma maior eficiência alimentar em comparação com os suínos alimentados com DDGS e 2% de óleo de soja alto oleico, mas não diferia dos suínos alimentados com 4% de óleo de soja alto oleico. Além disso, foram observadas diferenças nas características da carcaça. O peso das carcaças quentes aumentou em suínos alimentados com 6% de óleo de soja alto oleico em comparação com suínos alimentados com DDGS e 2% de óleo de soja alto oleico, enquanto os suínos alimentados com 4% de óleo de soja alto oleico não diferiram de nenhum dos dois extremos. Por outro lado, os porcos alimentados com 4% e 6% de óleo alto oleico de soja produziram carcaças mais gordas com uma redução da carne magra.
Globalmente, os suínos alimentados com 2% de óleo de soja alto oleico tinham uma ingestão diária média inferior, com espessura de gordura dorsal e teor carne magra da carcaça semelhante à dos suínos alimentados com DDGS. No entanto, os suínos alimentados com 4% e 6% de óleo de soja alto oleico não só melhoraram a ingestão média diária e a eficiência alimentar, como também aumentaram a espessura da gordura dorsal.
Gaffield KN, Boler DD, Dilger RN, Dilger AC, Harsh BN. Effects of feeding high oleic soybean oil to growing-finishing pigs on growth performance and carcass characteristics. Journal of Animal Science. 2022; 100(3): skac071. https://doi.org/10.1093/jas/skac071