Os HoBi-like vírus são espécies emergentes de pestivírus associados a doenças reprodutivas e respiratórias em bovinos e búfalos de água. Ainda que o gado bovino pareça ser o principal hospedeiro natural, pouco se sabe sobre o potencial do HoBi-like vírus para ser transmitido a outros animais.
Como tal, no presente estudo, novilhos, cabras e porcos seronegativos e ovelhas com presença de anticorpos frente aos pestivírus (provavelmente devido à exposição prévia ao BVDV) foram expostos ao HoBi-like vírus através de inoculação directa (GIn) ou contacto directo com novilhos infectados de forma persistente com o HoBi-like vírus (GEx). Ambos os grupos foram controlados para presença de sinais clínicos, procedeu-se à contagem de linfócitos e presença de vírus na camada leucocitária e zaragatoas nasais aos 18 dias pós-inoculação.
Foi observada a evidência de transmissão do HoBi-like vírus atavés dos bovinos a todas as espécies estudadas. Não foram observadas diferenças nos sinais clínicos entre animais GIn e GEx. A evidência da infecção, dependendo das espécies, incluiu deplecção linfóide, febre, detecção do ARN viral e/ou seroconversão. Foi observada deplecção linfóide em novilhos e cabras (35% e 50%, respectivamente), mas não em porcos. Foi observada seroconversão em, pelo menos, um animal de cada grupo e para todas as espécies expostas. A taxa de seroconversão foi maior nos animais dos grupos experimentais GIn. Nas ovelhas, a existência prévia de títulos moderados a altos de anticorpos neutralizantes contra o BVDV não impediu a replicação viral a eliminação.
O estudo mostrou que novilhos, cabras e porcos nunca expostos ao vírus anteriomente e ovelhas positivas para anticorpos frente ao BVDV podem ser infectados pelo HoBi-like vírus através de novilhos infectados de forma persistente e transmitir potencialmente o vírus.
Bauermann FV, Falkenberg SM, Decaro N, Flores EF, Ridpath JF; Experimental Infection of Calves, Sheep, Goats and Pigs with HoBi-like Viruses by Direct Inoculation or Exposure to Persistently Infected Calves; Vet Microbiol. 2015 Dec 31;181(3-4):289-93. doi: 10.1016/j.vetmic.2015.10.011. Epub 2015 Oct 23.PMID: 26525738