X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Influência da microbiota intestinal na susceptibilidade contra Peste Suína Africana

Decidimos estudar se o trasplante de microbiota fecal de facocéro (TMF) para porcos domésticos afecta a susceptibilidade do hospedeiro contra a PSAv.

26 Janeiro 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O vírus da Peste Suína Africana (PSAv) é o agente causal de uma doença hemorrágica devastadora (PSA) que afecta tanto porcos domésticos como javalis. Por outro lado, o PSAv circula de forma subclinica em porcos selvagens africanos, incluindo os facocéros, o reservatório natural da PSA. Ao lado das diferenças genéticas, outros factores podem estar envolvidos na susceptibilidade diferencial à PSA observada entre os suideos euroasiáticos (Sus scrofa) e os facocéros africanos (Phacochoerus africanus).

Resultados anteriores obtidos no nosso laboratório e em outros parecem confirmar o efeito que factores ambientais podem ter na infecção por PSA. Assim, porcos domésticos criados em instalações específicas livres de agentes patogénicos (SPF) eram extremamente susceptíveis a estirpes de PSAv altamente atenuadas, enquanto essas estirpes eram seguras para porcos domésticos geneticamente idênticos criados em explorações convencionais.

Dado que a microbiota intestinal desempenha um papel importante na manutenção da homeostase intestinal, regulação da maturidade do sistema imunológico e funcionalidade das respostas imunitárias inatas/adaptativas, decidimos estudar se o trasplante de microbiota fecal de facocéro (TMF) para porcos domésticos afecta a susceptibilidade do hospedeiro contra a PSAv.

O presente estudo demonstra que o TMF de facocéro não é prejudicial para os leitões domésticos desmamados, ao mesmo tempo que modifica a sua microbiota intestinal e que o TMF de facocéro para porcos confere protecção parcial contra as estirpes atenuadas do PSAv. O passo seguinte será identificar os mecanismos de protecção exercidos pelo TMF de facocéro.

Zhang J, Rodríguez F, Navas MJ, Costa‑Hurtado M, Almagro V, Bosch‑Camós L, López E, Cuadrado R, Accensi F, Pina‑Pedrero S, Martínez J, Correa‑Fiz F. Fecal microbiota transplantation from warthog to pig confirms the influence of the gut microbiota on African swine fever susceptibility. Scientific Reports. 2020; 10: 17605. https://doi.org/10.1038/s41598-020-74651-3

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista