Foram realizadas investigações epidemiólogicas sobre o vírus NADC30, semelhante ao PRRS, para determinar a prevalência da doença do sudeste de China em 2015. A circulação do vírus foi observada em outras 2 províncias, além das 6 detectadas anteriormemte.
A análise filogenética mostrou que estas estirpes de vírus agruparam-se num clúster independente e partilharam uma alta semelhança de nucleótidos com o NADC30, um PRRSV tipo 2 que tinha sido isolado nos Estados Unidos em 2008. Uma estirpe do vírus NADC30 semelhante ao PRRS na província de Henan foi isolada com êxito em macrófagos alveolares suínos e testada em leitões livres de agentes patogénicos específicos de 6 semanas de vida para o estudo patogenético.
Os porcos inoculados com o vírus mostraram sintomas clínicos típicos do PRRSV, mas todos os porcos sobreviveram durante todo o estudo, de um periodo de 14 dias. Na necropsia, os pulmões dos porcos infectados desenvolveram pneumonia intersticial específica para o PRRSv e foi detectado o antigénio do vírus nas amostras de pulmão.
Portanto, os resultados indicaram que o vírus NADC30 semelhante ao PRRSV foi propagado amplamente na China e poderá causar doença clínica nos porcos.
C. Li, J. Zhuang, J. Wang, L. Han, Z. Sun, Y. Xiao, G. Ji, Y. Li, F. Tan, X. Li and K. Tian. Outbreak Investigation of NADC30-Like PRRSV in South-East China. Transboundary and Emerging Diseases. October 2016. Volume 63, Issue 5. Pages 465–578, e301–e452. DOI: 10.1111/tbed.12530