Na indústria suinícola dos Estados Unidos, a mortalidade pré-desmame é a taxa de mortalidade mais alta de qualquer fase de produção, quase metade é atribuída ao esmagamento. O objectivo deste estudo foi o de determinar se o uso de cordas como material de enriquecimento afastaria os leitões recém-nascidos da porca e reduziria a mortalidade pré-desmame. Para isto foram utilizadas cordas em 161 leitões de 26 porcas depois do parto. As cordas foram submersas em óleo de girassol (n=7), semioquímico “sow fecal semiochemicals”
(n=8) ou queijo leitoso (n=11). Foram registadas as interacções intencionais entre os leitões e as cordas, o aumento de peso e a mortalidade.
No dia 2, 75% dos leitões tocaram o material de enriquecimento pelo menos uma vez e a frequência oscilou entre 1 e 21 interacções em todos os tratamentos. A frequência e a duração das interacções não foram afectadas pelo tratamento. O ganho médio de peso da ninhada antes do desmame não foi diferente entre tratamentos. Os leitões do grupo com queijo leitoso tiveram a percentagem de mortalidade mais baixa quando as cordas de enriquecimento estiveram presentes (dias 2 a 5) e os leitões do grupo com semioquímico tiveram a percentagem de mortalidade mais baixa desde que foram retiradas as cordas de enriquecimento (dia 6 até ao desmame).
Este estudo de prova de conceito salienta o valor potencial do enriquecimento ambiental para os leitões recém-nascidos.
Sundman ER, Gabler NK, Millman ST, Stalder KJ, Karriker LA, Johnson AK. The Use of Attractants to Stimulate Neonatal Piglet Interest in Rope Enrichment. Animals. 2022; 12(2):211. https://doi.org/10.3390/ani12020211