Os animais produtores de alimentos podem servir como reservatórios de Escherichia coli productora de β-lactamases de amplo espectro (ESBL).
O estudo presente teve como objectivo caracterizar e comparar isolados de E. coli portadora de ESBL procedentes de porcos e funcionários da exploração.
Foram recolhidas zaragatoas retais de 60 porcos de 40 explorações de engorda (15 amostras por exploração) e de 40 trabalhadores destas explorações (10 amostras por exploração).
Os isolados de E. coli portadora de ESBL de funcionários e porcos foram caracterizados para genótipo ESBL, susceptibilidade aos antibióticos, sequências consenso intergénicas repetitivas enterobacterianas e tipo de sequência de multilocus.
A E. coli produtora de ESBL foi detectada em 34 dos 60 porcos (56,7%) e em 8 dos 40 funcionários (20,0%). De mais importância, o facto que isolados de E. coli produtora de ESBL com os mesmos genes de β-lactamase, perfis de resistência aos antibióticos, sequências consenso intergénicas repetitivas enterobacterianas e tipos de sequências multilocus foram detectados tanto em porcos como em funcionários na mesma exploração.
Estas descobertas sugerem a transferência de E. coli productoras de ESBL entre animais e seres humanos.
Zhang, Hongna; Zhai, Zhenzhen; Li, Qing; Liu, Linghong; Guo, Shuyuan; Li, Qimeng; Yang, Lingling; Ye, Chaoqun; Chang, Weishan; Zhai, Jing. Characterization of Extended-Spectrum β-Lactamase–Producing Escherichia coli isolates from pigs and farm workers. Journal of Food Protection, Number 79, September 2016, pp. 1468-1646, pp. 1630-1634(5)