Uma ferramenta importante para minimizar os efeitos adversos do desmame é a qualidade das dietas préstarter e starter. Têm sido utilizadas estratégias nutricionais como a adição de aminoácidos funcionais às dietas, como o ácido glutâmico e a glutamina, para diminuir a degeneração intestinal pós-desmame e promover uma performance do crescimento adequada. O presente estudo teve como objectivo avaliar a influência da inclusão de L-glutamina junto com ácido glutâmico como suplemento nas dietas de leitões desmamados com ou sem soro em pó. Foram realizados dois ensaios, onde foram utilizados um total de 40 leitões desmamados aos 24 dias de vida e foram analisados os seguintes parâmetros: performance do crescimento, incidências de diarreias, morfometria, integridade intestinal e índice glicogénio hepático. Os animais foram divididos em 4 grupos de acordo com diferentes dietas: dieta cereais convencional; dieta cereais convencional com soro de leite em pó; e com vs sem 1% de suplementação de produto comercial com L-glutamina e ácido glutâmico. Os animais foram avaliados aos 24-42 dias e aos 24-55 dias de idade.
Como resultado, a suplementação com L-glutamina + ácido glutâmico ou a adição de soro de leite em pó nas dietas para leitões desmamados proporcionou um maior consumo de alimento, um maior ganho de peso e um melhor índice de conversão no período inicial (24-42 dias de idade). No entanto em todo o período (24-55 dias de idade) só a suplementação com aminoácidos afectou a performance do crescimento. Houve uma interacção positiva entre o tipo de dieta e a suplementação com L-glutamina + ácido glutâmico sobre a altura das vilosidades: criptas no duodeno. Além disso a suplementação com L-glutamina + ácido glutâmico redúzio a profundidade da cripta e melhorou a relação vilosidades: criptas no jejuno. A inclusão do soro de leite em pó afectou positivamente os coeficientes de digestibilidade analisados excepto os coeficientes de digestibilidade da matéria mineral. A suplementação de 1% do produto comercial composto por L-glutamina e ácido glutâmico melhorou somente o coeficiente de digestibilidade da proteína bruta.
Estes resultados indicam que a suplementação com aminoácidos só ou associados com soro de leite em pó afecta positivamente os indicadores de integridade intestinal.
Almeida JMDS, Pascoal LAF, de Almeida JLS, Guerra RR, da Silva JHV, da Silva DRP, Neto MRS, Martins TDD. Effects of dietary L-glutamine and glutamic acid combination, and whey powder on the performance and nutrient digestion in weaned piglets that received grain-based diets. Asian-Australasian Journal of Animal Sciences. 2021; 34(12): 1963-1973. https://doi.org/10.5713/ab.20.0613