X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

L-glutamina afecta rendimentos produtivos, imunidade e saúde intestinal em leitões pós-desmame

O presente estudo foi realizado para determinar os efeitos da L-glutamina (Gln) sobre o crescimento, a digestibilidade total aparente (ATTD), perfis sanguíneos, actividade de enzimas relacionados, a morfologia da mucosa intestinal e a expressão de genes relacionados com a saúde intestinal em porcos desmamados.

22 Dezembro 2016
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O presente estudo foi realizado para determinar os efeitos da L-glutamina (Gln) sobre o crescimento, a digestibilidade total aparente (ATTD), perfis sanguíneos, actividade de enzimas relacionados, a morfologia da mucosa intestinal e a expressão de genes relacionados com a saúde intestinal em porcos desmamados.

Um total de 250 leitões [(Landrace x Yorkshire) × Duroc] (9.22 ± 0.11 kg) foram distribuídos em blocos por género e peso corporal. Posteriormente, foram colocados aleatoriamente em 1 dos seguintes 5 tratamentos: 1) CON (dieta basal); 2) 1/9 Gln/Glu (CON + 0,1% + 0,9% Gln Glu); 3) 2/8 Gln/Glu (CON + 0,2% + 0,8% Gln Glu); 4) 1% Gln (CON + 1% Gln); 5) 1% Glu (CON + 1% Glu).

Sendo 5 réplicas (corrais) por tratamento e 10 porcos por curral durante um periodo experimental de 28 dias de duração. Os leitões alimentados com a dieta Gln 1% mostraram um maior ganho de peso e eficiência (ganho/consumo) que os leitões do grupo CON entre 0-14 dias e para todo o periodo. A ATTD da matéria seca (MS) e o azoto (N) apresentaram maior resposta para o grupo de Gln a 1% e a dia 28. Em comparação com o grupo CON, a dieta Gln 1% aumentou o conteúdo sérico de superóxido dismutase (SOD), enquanto que diminuiu o conteúdo de malondialdeído (MDA) ao dia 28. Os níveis de imunoglobulina G (IgG) e imunoglobulina M (IgM) no soro aumentaram para o grupo Gln 1%, enquanto que a percentagem de diferenciação na análise de clúster para os receptores 8 (CD8 +) foi menor no grupo de Gln 1% que no CON. Foi observada maior actividade da lactase nos porcos alimentados com a dieta Gln 1% comparando com os CON. No entanto, a actividade da glutamina sintetase (GS) reduziu-se nos porcos alimentados com Gln1, Gln2 e as dietas 1% Gln em comparação com os alimentados com a dieta CON. A utilização da dieta 1% Gln diminuiu a expressão do proliferador de peroxisoma activado do receptor γ (PPAR) e o receptor de rapamicina nos mamíferos (mTOR), além de melhorar o nível de expressão relativa de piruvato quinase (PK) no duodeno, jejuno e íleo, respectivamente, em comparação com o CON.

No seu conjunto, as dietas para leitões desmamados suplementadas a 1% de Gln poderão modificar a saúde intestinal, melhorar a ATTD dos nutrientes e melhorar o rendimento produtivo. No entanto, neste estudo, o uso Gln/Glu não foi capaz de mimetizar os efeitos do grupo Gln a 1%.

He, J., Feng, G. D., Ao, X., Li, Y. F., Qian, H. X., Liu, J. B., & He, Z. Z. (2016). Effects of L-glutamine on growth performance, antioxidant ability, immunity and expression of genes related to intestinal health in weanling pigs. Livestock Science, 189, 102-109. http://dx.doi.org/10.1016/j.livsci.2016.05.009

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista