Durante o presente estudo foi utilizado um método validado previamente para induzir a variação na produção de leite entre mamilos do mesmo úbere de forma que não esteja relacionada com a sua localização antero-posterior. Na primeira lactação, mais de metade dos mamilos das porcas (mamilos 1, 2, 5, 6 e 7 de 1 lado da úbere e os mamilos 3, 4 e 7 do outro lado) foram selados com fita de forma a serem não funcionais (mamilos tratados (TRT) enquanto que os outros 6 mamilos foram deixados funcionais (controlo (CTL)). Na segunda lactação, na qual todos os mamilos eram funcionais, foram observados um total de 64 leitões de 8 ninhadas durante os dias 2 e 10 de lactação. Foi analisado o uso dos mamilos, o comportamento dos leitões durante as lactações e o crescimento de acordo com um desenho factorial 2 x 3, que incluiu a posição dos mamilos (anterior, médio e posterior) e o tratamento (CTL contra TRT).
A análise da localização dos leitões ao longo da úbere no momento da ejecção de leite revelou que o uso do mamilo no dia 2 foi afectado pela posição e o tratamento ao passo que o uso do mamilo no dia 10 só foi afectado pela posição. Por outro lado, no dia 2, o número total de brigas foi maior para os mamilos CTL que para os TRT (9,6 vs. 6,2 brigas/dia, respectivamente) e a percentagem de tempo que o mamilo foi sugado durante a pós-massagem era maior nos mamilos CTL em comparação com os TRT (54,9 vs. 44,7%, respectivamente). Os leitões que mamaram de preferência dos mamilos CTL ao início da lactação tiveram um maior índice de crescimento até ao final do periodo pós-desmame (PC no dia 56: CTL = 23,66 vs TRT = 21,32 kg).
Os resultados confirmam que os mamilos utilizados na primeira lactação produzem mais leite na segunda lactação e que os leitões são capazes de detectar esta diferença. Ao considerar toda a ninhada os leitões tinham uma preferência pelos mamilos utilizados previamente e competiam para obter acesso a eles.
Conclui-se que a eleição e a competição dos leitões pelos mamilos de maior produção ocorre na etapa precoce da lactação, durante o estabelecimento da ordem do mamilo e a sucção de preferência a partir destes mamilos tem efeitos positivos a longo prazo sobre o crescimento dos leitões.

Nicolas Devillers, Delphine Giraud, Chantal Farmer. Neonatal piglets are able to differentiate more productive from less productive teats. Applied Animal Behaviour Science. Volume 174, January 2016, Pages 24–31. doi:10.1016/j.applanim.2015.11.018