Tendo em conta que existem diferentes estratégias de vacinação contra Mycoplasma hyopneumoniae, o objectivo do presente estudo foi comparar a eficácia em condições de campo de três estratégias muito comuns de vacinação comercial contra M. hyopneumoniae. No estudo participaram 20 explorações suinícolas das quais 14 utilizavam diferentes vacinas de dose única (vacina 1 [V1], 8 explorações; vacina 2 [V2], 6 explorações), bem como outras 6 explorações (V3) que utilizavam uma vacinação de duas doses. Examinaram-se e quantificaram-se as lesões macroscópicas de 854 pulmões e a histopatologia de 140 pulmões. As amostras de tecido pulmonar foram submetidas a uma PCR quantitativa para detectar M. hyopneumoniae e ADN de PCV2 (n = 140) e foram também analisadas mediante uma PCR qualitativa para presença de PRRSv, vírus da gripe suína (SIV), Actinobacillus pleuropneumoniae, Haemophilus parasuis e Pasteurella multocida.
53% dos pulmões foram positivos para M. hyopneumoniae. Cerca de 55,9% dos pulmãoes apresentaram lesões macroscópicas próprias de pneumonia enzoótica. As pontuações para as lesões pulmonares e para as cargas de M. hyopneumoniae diferiram significativamente entre os grupos de vacinação, com os casos mais graves e quantidades mais elevadas no grupo V1. As alterações histológicas diferiram entre os grupos V1 e V3. As pontuações das lesões pulmonares e as alterações histopatológicas correlacionaram-se significativamente com a prevalência e a carga de M. hyopneumoniae, o que indica que as ferramentas de diagnóstico aplicadas são úteis na confirmação da prevalência e severidade das infecções por M. hyopneumoniae.
Os resultados da comparação entre as diferentes estratégias de vacinação contra M. hyopneumoniae indicam que os distintos níveis de protecção frente o M. hyopneumoniae continuam a ser um problema importante apesar do uso alargado da vacinação.
Hillen S, von Berg S, Köhler K, Reinacher M, Willems H, Reiner G. Occurrence and severity of lung lesions in slaughter pigs vaccinated against Mycoplasma hyopneumoniae with different strategies. Prev Vet Med. 2014 Mar 1;113(4):580-8. doi: 10.1016/j.prevetmed.2013.12.012. Epub 2014 Jan 3.