X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Está a ver a edição Português (Portugal) Passar para a edição English (Global) Mostrar mais
Leia este artigo em:

Lesões histológicas e tecidos de replicação do circovirus suíno tipo 3

Este estudo investigou a relação entre a presença de ARNm de PCV3 detectado por hibridação in situ em lesões histológicas e ADN de PCV3 detectado por PCR em tempo real em suínos infectados de forma natural.

19 Abril 2022
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O circovírus suíno tipo 3 (PCV3, sigla em inglês) foi associado recentemente a abortos e vasculite sistémica em suínos. Ainda que o vírus tenha sido detectado por PCR em tempo real em vários tecidos de suínos em diferentes países do mundo, as doenças associadas ao PCV3 não estão descritas de maneira suficiente. O objectivo deste estudo foi o de investigar a associação entre a presença de ARNm de PCV3 detectado por hibridação in situ (ISH) nas lesões histológicas e ADN de PCV3 detectado por PCR em tempo real em suínos infectados de forma natural. Foram analisados um total de 25 casos positivos para PCV3 mediante PCR. Foram analisados tecidos fixados em formol procedentes destes casos em busca de lesões histológicas e sinais positivos de ISN-ARN para PCV3.

O tipo de tecido com lesões histopatológicas mais frequente foi o coração (76,2%), sendo a miocardite linfoplasmocitária e a pericardite as lesões mais frequentes. A pneumonia intersticial linfoplasmocitária foi também um achado frequente (47,6%). Também foram encontradas lesões no rim, fígado, baço e nódulos linfáticos. Os sinais positivos de PCV3-ISH-ARN foram observados principalmente associados a uma infiltração inflamatória linfoplasmocitária em vários tecidos, incluindo as artérias.

Com base nos resultados, o conjunto mínimo de amostras que se devem enviar para histopatologia e hibridação in situ de ARNm para confirmar ou excluir o diagnóstico de PCV3 são o coração, o pulmão e os tecidos linfoides (baço e nódulos linfáticos), especialmente para um diagnóstico diferencial relacionado com as doenças associadas a PCV2.

De Conti ER, Resende TP, Marshall-Lund L, Rovira A, Vannucci FA. Histological Lesions and Replication Sites of PCV3 in Naturally Infected Pigs. Animals. 2021; 11(6):1520. https://doi.org/10.3390/ani11061520

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista