Os leitões recém-nascidos começam a mamar rapidamente depois do nascimento. A espécie suína é a única que tem um estabelecimento da ordem das mamas em função de horas. Leitões mais pesados costumam mamar dos mamilos anteriores e os mais pequenos e leves mamam dos posteriores. Sabe-se que o ganho médio diário dos leitões é maior nos mamilos anteriores que nos mamilos posteriores. Com o objectivo de conseguir um bom crescimento e desmame dos leitões, é importante esclarecer se o volume de secreção de calostro e as concentrações de imunoglobulina A (IgA) e G (IgG) diferem entre os mamilos. Neste estudo, foi avaliada directamente a diferença no volume da secreção de colostro (VSC) de cada mamilo durante as 21 h posteriores ao parto. Além disso, também foram analisadas as concentrações de IgA e IgG no colostro de cada mamilo. No total, nove porcas (Large White × Landrace) foram estudadas em cinco séries de experiências (Estudo 1, três porcas; Estudo 2, uma porca; Estudo 3, duas porcas; Estudo 4, uma porca, Estudo 5, duas porcas). O estudo avaliou a diferença no VSC. Quatro destas porcas foram avaliadas para as concentrações IgA e IgG de cada mamilo. O colostro foi recolhido ordenhando à mão às 0, 6, 12, 18 e 21 h posteriores ao nascimento do primeiro leitão. As mamas foram atribuídas segundo a sua localização anatómica (1 a 7) da anterior à posterior. Os leitões recém-nascidos foram retirados das porcas e alimentados com substitutos lácteos durante a recolha de amostras de colostro.
Os resultados mostraram que o VSC foi marcadamente diferente, dependendo da localização anatómica dos mamilos. Mais de 20% do colostro foi obtido a partir dos mamilos da localização 1 durante todos as amostragens à excepção das 18 h pós-parto (18%). Aproximadamente 14% -18% do colostro foi obtido a partir dos mamilos em localizações 2 a 4 (P <0,05). Às 0 h pós-parto, não houve nenhuma correlação entre a VSC com as concentrações de IgG e IgA. Foi observada uma correlação positiva entre a VSC e as concentrações de IgA e IgG às 12 h e 6 h pós-parto, respectivamente (P <0,05).
Este estudo indica que os leitões que mamam na posição 1, têm uma enorme vantagem na obtenção de componentes nutricionais e imunológicos do colostro; portanto, espera-se que cresçam mais rápido e que sejam mais sãos que os leitões lactantes das mamas posteriores.
Ogawa, S., Tsukahara, T., Tsuruta, T., Nishibayashi, R., Okutani, M., Nakatani, M., Higashide, K., Iida, S., Nakanishi, N., Ushida, K. and Inoue, R. (2014). The evaluation of secretion volume and immunoglobulin A and G concentrations in sow colostrum from anterior to posterior teats. Animal Science Journal, 85: 678–682. doi: 10.1111/asj.12211.