X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
2
1
Leia este artigo em:

Mamas anteriores das porcas secretam maiores quantidades de colostro

2 comentários

As mamas anteriores têm uma enorme vantagem na obtenção de componentes nutricionais e imunológicos do colostro.

18 Dezembro 2014
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
2
1

Os leitões recém-nascidos começam a mamar rapidamente depois do nascimento. A espécie suína é a única que tem um estabelecimento da ordem das mamas em função de horas. Leitões mais pesados costumam mamar dos mamilos anteriores e os mais pequenos e leves mamam dos posteriores. Sabe-se que o ganho médio diário dos leitões é maior nos mamilos anteriores que nos mamilos posteriores. Com o objectivo de conseguir um bom crescimento e desmame dos leitões, é importante esclarecer se o volume de secreção de calostro e as concentrações de imunoglobulina A (IgA) e G (IgG) diferem entre os mamilos. Neste estudo, foi avaliada directamente a diferença no volume da secreção de colostro (VSC) de cada mamilo durante as 21 h posteriores ao parto. Além disso, também foram analisadas as concentrações de IgA e IgG no colostro de cada mamilo. No total, nove porcas (Large White × Landrace) foram estudadas em cinco séries de experiências (Estudo 1, três porcas; Estudo 2, uma porca; Estudo 3, duas porcas; Estudo 4, uma porca, Estudo 5, duas porcas). O estudo avaliou a diferença no VSC. Quatro destas porcas foram avaliadas para as concentrações IgA e IgG de cada mamilo. O colostro foi recolhido ordenhando à mão às 0, 6, 12, 18 e 21 h posteriores ao nascimento do primeiro leitão. As mamas foram atribuídas segundo a sua localização anatómica (1 a 7) da anterior à posterior. Os leitões recém-nascidos foram retirados das porcas e alimentados com substitutos lácteos durante a recolha de amostras de colostro.

Os resultados mostraram que o VSC foi marcadamente diferente, dependendo da localização anatómica dos mamilos. Mais de 20% do colostro foi obtido a partir dos mamilos da localização 1 durante todos as amostragens à excepção das 18 h pós-parto (18%). Aproximadamente 14% -18% do colostro foi obtido a partir dos mamilos em localizações 2 a 4 (P <0,05). Às 0 h pós-parto, não houve nenhuma correlação entre a VSC com as concentrações de IgG e IgA. Foi observada uma correlação positiva entre a VSC e as concentrações de IgA e IgG às 12 h e 6 h pós-parto, respectivamente (P <0,05).

Este estudo indica que os leitões que mamam na posição 1, têm uma enorme vantagem na obtenção de componentes nutricionais e imunológicos do colostro; portanto, espera-se que cresçam mais rápido e que sejam mais sãos que os leitões lactantes das mamas posteriores.

Ogawa, S., Tsukahara, T., Tsuruta, T., Nishibayashi, R., Okutani, M., Nakatani, M., Higashide, K., Iida, S., Nakanishi, N., Ushida, K. and Inoue, R. (2014). The evaluation of secretion volume and immunoglobulin A and G concentrations in sow colostrum from anterior to posterior teats. Animal Science Journal, 85: 678–682. doi: 10.1111/asj.12211.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
29-Dez-2014 pecaimaona "sabedoria" antiga (o que eu aprendi...) era costume dizer-se que um tipo "era fraquinho" porque "tinha sido criado a mamar na teta de trás..)!
Já que falamos de conhecimentos antigos, aprendi no "campo", com os velhos, que quando as porcas morriam e deixavam os leitões ou por qualquer outra razão os leitões tinham que ter um reforço alimentar, normalmente uma papa, esta era "ferrada" com um ferro em brasa (fornecia assim óxido de ferro para prevenção das anemias ferroprivas dos leitões!)
O óxido de ferro tem uma taxa de absorção baixa mas era melhor que nada...
Já agora, podia criar-se uma secção que recuperrase conhecimentos antigos sobre estes assunto, só como diversão...
Acrescento mais uma: na aldeia em que o meu Pai nasceu(perto de Leiria) as Mães davam aos filhos doentes "broa bolorenta"!
Sabem porquê?
FUNGOS/pennicilium...estão a ver a coisa? e isto passava-se em 1906 (século passado) pelo menos 40 anos antes do tal dr Flemming ter descoberto que um tal "pennicilium" tinha propriedades antibióticas...
Bora lá?
Luis Capitão Valente
29-Dez-2014 luis-diasCaro Dr. Capitão Valente, bom dia.
Agradecemos a sugestão e vamos ver se haverá possibilidade de criar uma área onde se possam colocar escritos sobre toda esa sabedoria popular.
Entretanto, e enquanto não há essa área (se é que haverá possibilidade de a criar), pode sempre ir colocando esses elementos da sabedoria popular no nosso Fórum ou mesmo nos comentários assertivos que vai fazendo nos diversos artigos que vamos actualizando na 3tres3.
Um abraço
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista