X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos do maneio calmo sobre comportamento, produção e qualidade da carne em porcos

O objectivo deste estudo foi investigar o efeito de um maneio cuidadoso no comportamento, rendimento dos animais e na qualidade da carne dos porcos, do desmame ao abate.

28 Abril 2020
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Com a finalidade de investigar o efeito de um maneio cuidadoso no comportamento, rendimento dos animais e na qualidade da carne dos porcos, do desmame ao abate, foram seleccionados 144 leitões híbridos desmamados com 6 semanas de idade (uma raça autóctone) e foram divididos num grupo de maneio (GM : 9 parques × 8 porcos) e um grupo de controlo (GC: 9 parques × 8 porcos).

O tratamento maneio foi realizado duas vezes por dia, 5 dias por semana (de 8 a 13 semanas de idade e das 15 semanas de idade até ao abate). No grupo maneio, um tratador permaneceu quieto durante 2 minutos após entrar no parque GM e depois ajoelhou-se e tocou suavemente nos porcos e o contacto durou mais de 1 minuto com cada porco. Durante o periodo de contacto, o tratador coçou a cabeça, o pescoço e o lombo dos porcos com os dedos e falou para eles. Após 6 semanas de manipulação, foram observados e de seguida foram avaliadas as respostas dos porcos ao tratador com pontuações de comportamento. Para além disso, foi medida a frequência cardíaca e o rendimento de produção. Foram seleccionados ao acaso três porcos de cada um dos 18 parques e divididos num grupo de maneio (GM: n = 27) e um grupo de controlo (GC: n = 27) e os porcos GM receberam um maneio calmo até ao abate. Posteriormente, foi avaliada a qualidade da carne e o rendimento de producção de seis porcos de cada grupo.

Os resultados mostram que as pontuações do teste de AF (teste de aproximação - fuga) em porcos GM, o número de contatos com o tratador e a ausência de contacto com o tratador foram significativamente maiores que nos porcos GC. As ocorrências de fuga e de olhar para o tratador foram menores no GM do que no grupo GC no entanto a frequência cardíaca não foi significativamente diferente entre os dois grupos. Não foram encontradas diferenças significativas no ganho médio diário, no consumo médio diário de alimentos e na taxa de conversão alimentar entre os dois grupos durante os dois períodos. O valor b* foi determinado em 45 minutos após o abate e foi significativamente menor no GM que no grupo GC. Além disso, 2 h após o abate, o valor L do grupo GM foi significativamente maior que o do grupo GC, mas não foi observada diferença na qualidade da carcaça ou outros indicadores de qualidade da carne entre os dois grupos.

Os resultados indicam que um maneio calmo pode reduzir a ansiedade dos porcos e aumentar a sua disposição para se aproximar do tratador, aumentando a relação entre os porcos e os tratadores. No entanto, o maneio calmo a longo prazo teve pouco efeito no rendimento do porco, qualidade da carcaça e qualidade da carne.

Wang, C., Chen, Y., Bi, Y., Zhao, P., Sun, H., Li, J., … Bao, J. (2020). Effects of Long-Term Gentle Handling on Behavioral Responses, Production Performance, and Meat Quality of Pigs. Animals, 10(2), 330. doi: 10.3390/ani10020330

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista